Na tarde deste sábado, 6/7, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou uma intervenção viária na avenida Torquato Tapajós, na entrada do conjunto Santos Dumont, zona Centro-Oeste da cidade, sentido Bairro-Centro, após uma carreta de grande porte desrespeitar a sinalização de altura máxima padrão (4 metros e 40 centímetros) e colidir com uma passarela, danificando parte da estrutura metálica.
Devido ao incidente, o sentido Bairro-Centro da via ficou totalmente interditado. Para minimizar o impacto no trânsito, o IMMU implementou um desvio para os motoristas, direcionando-os para o conjunto Santos Dumont, com saída mais à frente.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) deslocou duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para o local. Uma vítima foi removida para o Pronto Socorro João Lúcio, na zona Leste da capital.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) inicia, após atuação da Perícia Criminal, o serviço de limpeza e retirada dos escombros. Os trabalhos vão seguir pela madrugada para liberar o tráfego na via o quanto antes. O corpo é técnico, de forma paralela, faz a vistoria e análise da estrutura da outra metade da passarela que, aparentemente, não teve sua integridade comprometida.
Conforme o IMMU, ainda neste sábado, 6/7, as equipes vão implantar faixas provisórias para a travessia de pedestres e também semáforos, até que uma nova passarela seja construída. A outra metade da passarela está interditada devido ao rompimento do guarda-corpo na lateral.
Sobre o terminal de acesso aos ônibus, os passageiros não estão pagando por outro bilhete. Eles entram de forma gratuita, de modo que não sofram prejuízos.
O condutor do veículo foi conduzido à delegacia e a perícia está fazendo as análises necessárias para o laudo e autuação. A prefeitura pede a compreensão dos motoristas até que uma solução seja encontrada e a via possa ser liberada.
Fonte: Divulgação/IMMU, Semcom, Seminf e Semsa
Fotos: Márcio Melo e Rayner Souza/Seminf