Prefeitura de Manaus expande Pontos de Entrega Voluntária e impulsiona reciclagem na cidade

Expansão dos Pontos de Entrega Voluntária da prefeitura impulsiona reciclagem em Manaus

Manaus, uma das maiores capitais do Brasil, está dando passos importantes em direção à sustentabilidade ambiental por meio do projeto dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV), coordenado pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp). O programa, cujo objetivo é recolher materiais recicláveis como papel, plásticos, garrafas PET e vidro, já conta com 49 PEVs instalados em todas as zonas da cidade, oferecendo à população uma alternativa prática para o descarte consciente.

“Vamos continuar avançando no combate à poluição. É assim com os PEVs, com as Ecobarreiras, limpeza das Orlas. Estamos no caminho certo”, disse o titular da pasta, Sabá Réis.

O projeto é um exemplo de iniciativa que traz benefícios para a preservação do meio ambiente e para a sociedade em geral. Ao incentivar a separação e destinação correta dos resíduos recicláveis, a cidade de Manaus reduz o volume de lixo enviado para os aterros sanitários, prolonga a vida útil desses locais e contribui para a diminuição da poluição. Além disso, essa ação também reduz a emissão de gases de efeito estufa, um dos principais responsáveis pelas mudanças climáticas.

Emprego e Renda

O impacto positivo do projeto não se restringe ao meio ambiente. Por meio dos PEVs, os materiais recolhidos são direcionados para cooperativas e grupos de catadores de materiais recicláveis, proporcionando a geração de emprego e renda para essas famílias. Em Manaus, os catadores desempenham um papel fundamental na cadeia de reciclagem, e o projeto dos PEVs fortalece a economia circular da cidade, criando um ciclo de reaproveitamento de resíduos e agregando valor a itens que, de outra forma, seriam descartados.
Cada PEV espalhado pela cidade de Manaus atua como um ponto de conexão entre os cidadãos e as cooperativas de reciclagem. A população pode levar seus resíduos, contribuindo diretamente para o sustento de catadores, que organizam, processam e comercializam esses materiais. Dessa forma, o projeto promove inclusão social e a melhoria das condições de vida de muitas pessoas.

Conscientização

Para que o projeto atinja todo o seu potencial, a conscientização dos moradores é essencial. A Prefeitura de Manaus, por meio da Semulsp, realiza campanhas educativas para que a população entenda a importância de separar corretamente os resíduos e os benefícios da reciclagem. A correta utilização dos PEVs não só alivia o impacto ambiental do lixo gerado, como também engaja os cidadãos em uma postura mais sustentável e solidária.

Com os PEVs, Manaus não só reforça seu compromisso com o meio ambiente, mas também transforma vidas, gerando emprego e renda para centenas de trabalhadores que dedicam seus esforços à reciclagem.