Escolas da rede municipal recebem kits de projeto de robótica educacionalA Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entregou, nesta sexta-feira, 20/9, oito kits do projeto de robótica educacional na sede da secretaria, no bairro Parque 10, zona Centro-sul.
A ação faz parte de um convênio com a empresa Ardagh e o Serviço Social da Indústria (Sesi), que visa melhorar a qualidade do ensino nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, nas escolas públicas municipais, oferecendo recursos que incentivam o aprendizado prático e interdisciplinar. O projeto também inclui iniciativas voltadas para a educação de jovens e adultos, fortalecendo a formação integral dos estudantes.
Neste primeiro ano, o projeto foi dividido em três fases. A primeira ocorreu com a formação de 32 professores de oito escolas da rede municipal, seguida pela segunda fase em agosto e a terceira em setembro, totalizando 96 professores capacitados de 24 escolas até o fim de 2024. Cada uma das instituições de ensino envolvidas no projeto recebeu um kit de robótica com 523 peças, incluindo motores, sensores, baterias e bandejas organizadoras, que serão utilizados em aulas de robótica voltadas aos alunos do 5º ano e dos anos finais do ensino fundamental.
Entre as escolas beneficiadas pela entrega de kits nesta fase estão a E. M. Alfredo Linhares, E. M. Eliana Lúcia Monteiro da Silva, E. M. Jornalista Sabá Raposo, Cime Senador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, E. M. Ana Mota Braga, E. M. Aristófanes Bezerra de Castro, F. C. Mul Abílio Alencar e a escola municipal de educação especial André Vidal de Araújo.
O secretário em exercício da Semed, Lourival Praia, ressaltou a importância do projeto. “A entrega dos kits de robótica moderniza o ensino público, desenvolvendo habilidades essenciais como pensamento crítico, inovação e trabalho em equipe. A robótica educacional transforma a educação”, destacou.
A gestora da escola municipal de educação especial André Vidal de Araújo, Rocicleide Baima, ressaltou a relevância da entrega dos kits de robótica.
“Vejo com muita importância essa iniciativa, pois a educação especial abrange todas as modalidades. Na nossa escola, trabalhamos com alunos com diversas deficiências, e para eles, especialmente os autistas, esse é um grande avanço. A robótica ajuda no desenvolvimento da capacidade intelectual de forma surpreendente. Receber esse kit é motivo de grande alegria, pois oferece mais uma ferramenta de desenvolvimento”, afirmou Rocicleide.