A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), reforçou a frota do transporte público, nesta quarta-feira, 3/7, com a entrega de 14 ônibus novos que vão atender 85 mil famílias no conjunto Viver Melhor 2, no bairro Lago Azul.
Os veículos foram entregues pelo prefeito David Almeida, com a sua gestão alcançando a marca de 402 ônibus novos integrando a frota na capital, com a maioria sendo veículos com ar-condicionado disponíveis à população.
Com essas iniciativas, Manaus está deixando para trás um passado que não quer mais lembrar com ônibus sucateados, sujos e ultrapassados. A renovação da frota do transporte público faz a população testemunhar uma nova experiência de mobilidade com veículos cada vez mais modernos com ar-condicionado, câmeras inteligentes, entradas USB, além de sustentáveis e, principalmente, que ficam menos “no prego” nas ruas da cidade.
O prefeito explicou que além dos 14 entregues, mais quatro estão a caminho para atender o conjunto Viver Melhor. “São 18 ônibus, 14 aqui nesse momento, mais 4 que estão na balsa para fazer o desembaraço e serem entregues nos próximos dias. Assim, a gente vai ampliando a oferta de ônibus novos, modelos 2025, ônibus Euro 6, que parecem uma nave. A maioria desses ônibus vai servir aqui na zona Norte, aqui no Viver Melhor, onde nós estamos cada vez mais avançando com o transporte coletivo. A nossa intenção é que, ainda no mês de julho, nós possamos entregar, também no início do mês de agosto, o Terminal 7 que vai integrar esse sistema aqui dessa área da cidade de Manaus”, anunciou o prefeito.
O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, afirmou que a renovação da frota de ônibus atende uma das principais bandeiras da gestão do prefeito David Almeida. O prefeito David investiu bastante, foi feito muito esforço, inclusive com o subsídio do transporte, para que a população tenha esse benefício, com transporte de qualidade, com ônibus novos, com ônibus com ar-condicionado, a melhor geração de ônibus que tem no Brasil, está sendo comprada para Manaus, para que essas comunidades mais distantes, que sempre tiveram dificuldade com o transporte, tenham um transporte de qualidade. É esse o compromisso do prefeito David que o IMMU tem levado adiante”, assegurou Martins.
O instrutor de motoristas da empresa Líder, Werlisson Siqueira, disse que a nova frota proporciona mais conforto aos passageiros e trabalhadores do sistema de transporte coletivo. “Essa nova frota vem trazer mais conforto e qualidade para os usuários de transporte coletivo de passageiros e também trazer inovação para todos, o carro equipado com ar-condicionado, suspensão a ar, então traz muito conforto também para o operador, tanto para motoristas como cobrador”, comentou.
A radialista Ercy Botelho, moradora do conjunto Viver Melhor, disse que até mesmo quem não usa o transporte coletivo no bairro, vai passar a usar. “Eu acho ótimo, eu moro há seis anos aqui no Viver Melhor e não troco esse bairro por mais nenhum. Com esses ônibus novos que têm ar-condicionado, quem tem carro vai começar a economizar gasolina e andar de ônibus”, disse a radialista.
Tecnologia e sustentabilidade
Tecnologia aliada à sustentabilidade tem sido a marca dos veículos já entregues na atual gestão. Um exemplo é a aquisição de veículos com tecnologia BlueTec, é uma combinação aplicada aos motores Mercedes-Benz, que promove um pós-tratamento de emissões, formada por três módulos: DOC (catalisador de oxidação), DPF (filtro de partículas) e SCR (Redução Catalítica Seletiva). É a atuação conjunta desses três componentes que permite reduzir as emissões de poluentes.
Outros avanços
Inovações também melhoraram o cotidiano de quem usa o transporte público. O aplicativo “Cadê meu ônibus?” representou uma revolução com monitoramento em tempo real dos veículos e opções de pagamento digital diretamente nas catracas e nos cartões de crédito e débito. Os terminais de integração agora também contam com catracas com opção de pagamento com cartões de crédito e débito. Sem contar com terminais de integração com serviços de wi-fi gratuito aos usuários.
Houve também um esforço concentrado para evitar que os estudantes da rede pública deixassem de ir às escolas por falta de transporte. Pensando nisso, a prefeitura consolidou o Passe Livre Estudantil, uma realidade para mais de 170 mil estudantes, garantindo acesso gratuito ao transporte público e reforçando o compromisso com a educação.
As ações não param e cada vez mais novos projetos são pensados e postos em prática, para assegurar que a cidade continue oferecendo mais e melhores serviços aos usuários do transporte público.
Fonte: Divulgação/IMMU e Semcom
Fotos: Clóvis Miranda / Semcom