Prefeitura de Manaus discute concessão da iluminação em audiência pública

A Prefeitura de Manaus realizou nesta sexta-feira, 4/1, uma audiência pública para discutir a concessão da prestação de Serviço de Gestão Completa, Modernização e Execução do Sistema de Iluminação Pública (SIP) do município. Na ocasião, foi apresentado um balanço dos investimentos feito pela gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto no setor e o estudo que propõe a substituição das luminárias em 100% LED, bem como a manutenção, expansão e modernização para os próximos 15 anos.

 

O encontro, organizado pela Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe), foi aberto ao público e aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Administração (Semad), localizada na rua São Luiz, nº 416, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.

 

A ação foi realizada pela secretária da Semppe, Maria Josepha Chaves, presidida pelo presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Fábio Alho, e acompanhada pelo coordenador da Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia), Luiz Augusto Carvalho, a subsecretária de Orçamento e Projetos da Semef, Karliley Capucho, a subprocuradora-chefe da Procuradoria Administrativa do município, Dinair Almeida dos Santos, e o ouvidor municipal, Rodrigo Guedes.

 

“Hoje, realizamos a audiência de forma transparente, para que a sociedade e as empresas interessadas na concessão dos serviços futuros de iluminação pública pudessem ouvir as propostas, conhecer o estudo realizado pela prefeitura, apresentar ideias e discutir amplamente com a sociedade a concessão da iluminação pública. A determinação do prefeito Arthur Neto é passar não apenas a gestão ao poder concedente do Parque de Iluminação da cidade de Manaus, mas também a modernização” afirmou a secretária, acrescentando que, dentro do estudo, a Prefeitura de Manaus fez um trabalho para que, a partir da contratação, seja implantado 100% iluminação LED na capital.

”Manaus já é referenciada como a capital do LED em termos proporcionais. Em dezembro de 2018, o prefeito Arthur entregou o 50º milésimo ponto de iluminação, que corresponde a 40% do parque em LED, que não traz somente a claridade e o embelezamento, mas segurança, melhoramento das vias. O LED também está nas faixas de pedestres, praças, parques, passarelas e, com isso, conseguimos trazer modernização para a cidade, assim como novas oportunidades de investimentos”, complementou Maria Josepha.

 

O presidente da Ageman, Fábio Alho, destacou que o município está cumprindo uma exigência legal, dando transparência e publicidade para a nova concessão da iluminação pública na cidade de Manaus.

“Essa é uma determinação do poder concedente, na pessoa do prefeito Arthur Neto, que tem essa preocupação na melhoria da qualidade do serviço prestado à população, seja na iluminação pública como também no abastecimento de água, esgotamento sanitário, transporte, entre outros. Hoje, o mote é a iluminação pública moderna e de qualidade para a cidade de Manaus.”, declarou Alho.

 

Para o advogado Antônio Campos, representante de uma das empresas presentes, a realização da audiência pública foi esclarecedora, uma vez que apresentou um balanço das atividades desenvolvidas e fiscalizadas via UGPM Energia e Semppe. “Foi gratificante. Tivemos a oportunidade de fazer alguns questionamentos e esperamos que esses esclarecimentos sejam respondidos oficialmente ou no decorrer do processo. Tenho certeza de que serão em virtude do excelente trabalho que vem sendo feito na gestão do prefeito Arthur”, observou.

 

Manaus possui mais de 127 mil pontos de iluminação pública, dos quais 50 mil são luminárias de LED instaladas. A lâmpada LED traz muitas vantagens, entre elas, mais luminosidade, durabilidade, melhor qualidade de luz, menor emissão de calor, além de ser menos prejudicial ao meio ambiente.

Fonte: Semcom