A Prefeitura de Manaus avançou mais uma etapa na implementação do Sistema de Gestão da Qualidade baseado no modelo da norma ABNT NBR ISO 18091. O projeto-piloto do Programa de Gestão em Excelência Administrativa (Progea) está em andamento na Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) e visa dar mais efetividade na tramitação de processos, a partir da adoção de planejamento estratégico que possibilite, entre outros benefícios, melhorar e padronizar os processos, elevando a qualidade da gestão.
Para implantação do programa, são necessários, em média, dois anos de atividades. As etapas tiveram início em março deste ano e estão sendo conduzidas pelo Departamento de Planejamento (Depla) da Semad. Na última terça-feira, 16/8, foram iniciadas as tratativas para a formação do comitê que será responsável pela operacionalização do sistema de gestão.
“A modernização da gestão é uma das metas do prefeito David Almeida para que Manaus e seus habitantes recebam serviços de qualidade dentro do que a administração municipal tem a oferecer. A padronização é um mecanismo que permitirá uma maior agilidade e consequente resolutividade dos processos”, destaca o titular da Semad, Ebenezer Bezerra.
O Progea tem como finalidade, ainda, o controle de documentos do sistema; o gerenciamento baseado em processos; a inserção da mentalidade em riscos; a qualificação dos servidores; e o mapeamento e simplificação de processos.
A partir da implantação do programa, a prefeitura espera, entre outros, benefícios, consolidar a capacidade de prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente/cidadão e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis; criar oportunidades para aumentar a satisfação do cliente/cidadão; abordar riscos e oportunidades associados com seu contexto e objetivos; e assegurar a capacidade de apresentar conformidades com requisitos especificados de acordo com seu modelo de gestão.
Fonte: Semad