Prefeitura de Manaus Conclui Treinamentos sobre Novo Protocolo de Atendimento a Crianças Vítimas de Violência Sexual

A Prefeitura de Manaus concluiu, nesta quarta-feira (4/12), uma série de treinamentos sobre o novo protocolo de atendimento a crianças vítimas de violência sexual, realizados pelo Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savvis). O treinamento envolveu técnicos administrativos, farmacêuticos e enfermeiros da Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), local onde o serviço funciona. O foco foi a atualização dos profissionais sobre a prescrição de medicamentos para as vítimas e a utilização de ficha eletrônica no processo.

Mudança no Protocolo de Atendimento a Crianças

Os treinamentos iniciaram em 25 de novembro, com sessões realizadas em dois horários: pela manhã, às 10h, e à noite, às 20h30. A principal atualização diz respeito à prescrição de antirretrovirais para a profilaxia do HIV em crianças vítimas de violência sexual. Em 2024, foi introduzido o Dolutegravir 5 mg, medicamento mais eficaz e adequado para crianças vítimas de estupro de vulnerável, que agora integra o tratamento com outros dois antirretrovirais. Segundo a coordenadora do Savvis, Zélia Campos, o treinamento se tornou essencial devido à precisão necessária no atendimento a esse público vulnerável.

Atendimento Humanizado e Rápido

A enfermeira obstetra e diretora da MMT, Núbia Pereira da Cruz, reforçou a importância da agilidade no atendimento, já que as crianças com menos de cinco anos apresentam maior risco de progressão rápida para a AIDS e até para o óbito, caso não recebam o tratamento adequado em tempo hábil. O protocolo visa garantir que os profissionais da MMT estejam aptos a oferecer um atendimento ágil, respeitoso e digno às vítimas.

Zélia Campos também destacou que, desde a inauguração do Savvis, em 2006, mais de 14 mil pessoas foram atendidas, com 89% dos casos envolvendo crianças e adolescentes. O serviço registrou, até janeiro de 2024, 975 vítimas atendidas. Em 18 anos de atuação, mais de 3.000 crianças menores de seis anos receberam apoio. A introdução do Dolutegravir, além de ser uma solução mais eficaz, trouxe maior comodidade e segurança no tratamento, minimizando efeitos colaterais.


Atenção a Crianças Vítimas de Violência Sexual
O Savvis, serviço essencial no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, oferece suporte 24h na Maternidade Dr. Moura Tapajóz. Com um time de profissionais altamente capacitados, o serviço atende casos agudos e crônicos, com o objetivo de oferecer cuidado especializado e humanizado.

Fonte: Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa