A Prefeitura de Manaus, por meio do Fundo Manaus Solidária (FMS), realizou, nesta quinta-feira, 31/8, a capacitação de elaboração de projetos para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), no auditório da Águas de Manaus, na avenida André Araújo, nº 1.981, bairro Aleixo, zona Centro-Sul.
A capacitação foi ministrada pela assistente social e assessora técnica do FMS, Silvia Lopes, visando esclarecer aos gestores das OSCs, as dúvidas sobre a elaboração de projetos e plano de trabalho, para participarem do edital do Fundo Manaus Solidária, lançado na última terça-feira, 29/8.
“Essa capacitação visa, justamente, esse público que é o do terceiro setor: as organizações da sociedade civil. Nós, enquanto colaboradores do Fundo Manaus Solidária, temos percebido que as instituições têm muitos problemas na hora de desenvolver os projetos, então tivemos a iniciativa de realizar essa capacitação para que as instituições conhecessem o que é um plano de trabalho e qual a importância de escrever um bom plano de trabalho, o que é primeiro momento de um edital”, afirma Lopes.
O presidente do Fundo Manaus Solidária, Emerson Castro, afirma a necessidade de melhorias nos projetos apresentados para o FMS. “Como nós lançamos o edital (001/2023) vimos a necessidade de melhorar os projetos apresentados para fundo, com isso hoje estamos fazendo essa capacitação, em que estão participando assistentes sociais, instituições e profissionais liberais, que possam melhorar a apresentação desses projetos à Prefeitura de Manaus”, afirmou Castro.
Para Francilene Carneiro, coordenadora de projetos da Associação Nova Aliança, a importância da capacitação vem como uma forma de aprimoramento.
“Uma vez que trabalhamos com dinheiro público, temos que saber de que forma lidar com um plano de trabalho, o que pode ser colocado nesse plano, para que depois você possa fazer a prestação de contas com excelência, porque querendo ou não, nós que estamos no terceiro setor temos sempre que estar buscando parceria. Uma vez que temos um conhecimento desses planos de trabalho, o que que precisa colocar? qual é o objetivo? qual é a justificativa? o que você vai colocar dentro de um plano de trabalho? Então, essas capacitações, esse conhecimento, é de suma importância para as OSCs na cidade de Manaus”, destacou Carneiro.
Cleonice Feitosa, presidente da Associação Mãos Amigas Fortalecendo a Família (Amaff), diz que é de suma importância a Prefeitura de Manaus realizar uma capacitação como esta.
“Quero agradecer principalmente a Prefeitura de Manaus, ao nosso prefeito David Almeida, por esta iniciativa, ao nosso secretário, doutor Emerson, à doutora Fabíola e toda a equipe do Fundo Manaus Solidária, pois esta capacitação é de fundamental importância, e eu só tenho a agradecer a Deus porque trouxe eles para nos orientar, para que a gente possa fazer um trabalho de excelência às famílias que ajudamos”, finalizou Feitosa.
A capacitação teve a participação de mais de 180 pessoas entre gestores, assistentes sociais e profissionais liberais, com isso superando a expectativa que era de aproximadamente 150 participantes. E demonstrando assim o grande interesse das Organizações da Sociedade Civil pelo tema abordado, e claro, a confiança que elas depositam na Prefeitura de Manaus, por meio do Fundo Manaus Solidária.
Fonte e fotos: Divulgação / FMS