Preparativos para o primeiro FOPAZFM de 2022. As reuniões aconteceram na sede da Fecoomércio-Am.
Preparativos para o primeiro FOPAZFM de 2022.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), alinhou, nesta quarta-feira, 19/1, os preparativos para a realização do primeiro Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FOPAZFM) de 2022. O encontro aconteceu na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM).
Na pauta, foram discutidas as demandas do setor comercial para o próximo encontro do FOPAZFM, que será realizado no dia 22 de fevereiro, no auditório da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Participaram da reunião, o presidente da Fecomércio-AM, Aderson Frota; o subsecretário de assuntos operacionais da Semtepi, Gustavo Igrejas; o diretor do Departamento de Economia Solidária e Criativa (Desc), Sidnei Magalhães; e a gerente de desenvolvimento local e bancos comunitários, Ana Veloso.
Com datas marcadas, os próximos fóruns serão realizados de forma bimestral, nos meses de fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro. Além disso, esta é a primeira edição do FOPAZFM que será realizada na CMM.
De acordo com o subsecretário da Semtepi, Gustavo Igrejas, ocorrerão seis reuniões do fórum, sendo a primeira na CMM; a segunda na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam); a terceira na Fecomércio-AM; a quarta na Federação do Comércio, da Agricultura do Estado do Amazonas (Faea); a quinta na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); e a sexta e última do ano, na Prefeitura Municipal de Manaus (PMM).
“O FOPAZFM pega os anseios do tripé da Zona Franca de Manaus (comércio, indústria e agropecuária) e traz para a prefeitura. Então, teremos seis reuniões este ano, e nós fomos na Fecomércio hoje para colher essas ações que o comércio tem com o município. Nós vemos a importância que tem o fórum, principalmente, em relação a uma coletânea de ações com as três federações patronais e as três federações de trabalhadores. Vamos formatar essas demandas e colocá-las dentro do fórum igual como fizemos ano passado, que foi um sucesso e tem sido muito elogiado por todos”, salientou.