A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), vem dando continuidade, nesta segunda-feira, 25/3, ao atendimento socioassistencial de famílias afetadas pelas fortes chuvas que atingiram a capital amazonense no último domingo, 24/3.
Até o momento, as equipes do Serviço de Proteção a Situações de Calamidades e Emergências da secretaria já atenderam e cadastraram dez famílias das zonas Sul e Centro-Sul para o recebimento do Auxílio-Aluguel, no valor de R$ 600, e outros benefícios eventuais, como cestas básicas, colchões, lençóis e kits de higiene pessoal.
“Estamos trabalhando junto as equipes da Defesa Civil nas áreas mais afetadas pela chuva e garantindo que essas famílias recebam um digno e eficaz, que é o que todos merecem. Continuaremos trabalhando para que todos que precisem tenham acesso aos benefícios necessários e que seus direitos sejam garantidos mesmo em uma situação tão complicada”, afirmou Álvaro Carvalho, técnico de cadastro do serviço.
Uma das famílias atendidas nesta última segunda-feira foi a do assistente administrativo Alessandro Cavalcante, cuja casa foi atingida por um deslizamento de terra no bairro Petrópolis, na zona Sul da capital. De acordo com Alessandro, o atendimento recebido pela gestão municipal vem sendo fundamental neste momento.
“Sem esses auxílios o que teríamos? É um momento muito difícil para nós, não tenho nem palavras para descrever, então todo apoio e acompanhamento recebidos agora são importantíssimos para que a gente consiga passar por isso”, destacou.
Ao todo, 32 chamadas de ocorrências em diferentes zonas da cidade foram recebidas pelo Disque 199, serviço de atendimento da Defesa Civil, até as 20h do último domingo. O chefe de Operações da Defesa Civil, José Mendes, destacou o trabalho realizado na avaliação técnica e estrutural de residências comprometidas por alagamentos, deslizamentos e outros sinistros decorrentes das chuvas.
“Nossas equipes estão em campos desde o início das chuvas, na manhã de ontem, e agora acompanhamos a Semasc no atendimento às famílias afetadas. No decorrer do seu atendimento socioassistencial da população, a Defesa Civil continuará trabalhando nas avaliações estruturais das residências atingidas e na orientação da população quanto às áreas de risco que identificarmos ao longo do dia”, ressaltou Mendes.
Atendimento contínuo 24 horas
A Prefeitura de Manaus enfatiza a permanente disponibilidade do Disque 199 (Defesa Civil), operado no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), para atender prontamente às demandas da comunidade em situações emergenciais, funcionando ininterruptamente, 24 horas por dia.
As equipes da Defesa Civil permanecem em atividade para garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos diante de condições climáticas adversas.
Fonte: Semasc e CCC
Fotos: Diego Lima / Semasc