Prefeitura cria ferramenta para avaliar indicadores do projeto ‘Aula em Casa’

Os indicadores do projeto “Aula em Casa”, uma parceria da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Manaus (Semed), com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), poderão ser acompanhados, a partir desta semana, por intermédio de um link que reúne algumas ferramentas como o Google Form, Google Drive Web e Drive File Stream e Power Bi. O objetivo do acompanhamento é saber como está a participação do aluno e do professor.

 

“Como todos os nossos processos são acompanhados, com o ‘Aula em Casa’ não seria diferente. Então, definimos os indicadores a serem acompanhados: participação do aluno, participação do professor, cumprimento do currículo e alunos em potencial abandono”, explica a chefe da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM), da Semed, Musa Rosas, sobre a proposta de identificar o engajamento no projeto.

 

As avaliações vão acontecer após cada aula. Diariamente, professores e alunos preenchem um formulário com algumas perguntas no Google Form e as respostas vão direto para o Google Drive, de onde a cada dia serão retirados os dados e colocados no Power Bi para análise.

 

O Power Bi é um serviço de análise de negócios e o objetivo é fornecer visualizações interativas e recursos com uma interface simples, para que os usuários finais criem os seus próprios relatórios.

 

Segundo Musa Rosas, apesar do recurso avaliar o projeto num todo, cada escola já realizava seus acompanhamentos, individualmente, o que foi importante em um primeiro momento, para analisar o desempenho do projeto.

 

“Esse acompanhamento nos permitirá planejar com mais clareza o retorno às aulas, ajustando o calendário escolar, alcançando os alunos que não tiveram acesso às aulas, reorganizando todo o processo de ensino e de aprendizagem”, pontua.