A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), realizou, nesta segunda-feira, 6/3, mais uma capacitação para uso de Dispositivo Elétrico Incapacitante. Além dos agentes de segurança de Manaus, guardas de outros municípios do Amazonas também participaram.
Com carga horária de 8 horas, o curso se dividiu entre teórico e prático, mostrando os aspectos do armamento, desde o carregamento ao modo de utilização, como conta o instrutor da Guarda Municipal, Daniel Souza.
“A taser é uma arma elétrica e eficaz para que fique em último caso o uso da arma letal pelo guarda. A princípio, como outros municípios ainda não têm arma letal, eles estão procurando arma não letal, que é mais fácil. Fica um processo mais rápido e eles podem usar a arma não letal no seu dia a dia de trabalho”, explica o instrutor.
O uso da taser é ideal para as cidades que ainda não manuseiam armas letais, mas estão em busca de armamento para a Guarda Municipal. A formação recebeu outros guardas municipais dos municípios de Beruri, Presidente Figueiredo, Iranduba, Autazes, Carauari e Tonantins.
“A experiência é bem gratificante. A gente sofre esse déficit de treinamento, de capacitação e especialização por ser um município distante, então é importante para a instituição da guarda de Tonantins. É gratificante para a gente adquirir conhecimento, até porque a guarda está em desenvolvimento no Brasil todo e, para a gente, é de suma importância poder vir participar da especialização da taser aqui e poder levar o conhecimento para os amigos da guarda de lá. Antigamente, as guardas estavam em um patamar desconhecido. A gente que vem do Alto Solimões, vê Manaus como um espelho a ser seguido. Vai servir, vai somar para o município”, destaca Gabriel Franco, comandante da Guarda Municipal de Tonantins.
A Semseg vem atuando na formação e treinamento contínuo dos Guardas Municipais em todas áreas de atuação prática, além de ações voltadas à saúde mental e às boas condutas do ambiente corporativo e social.
Fonte: Semseg
Fotos: Aguilar Abecassis / Semcom