A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Manaus Esporte (FME), realizou, neste sábado, 23/3, o primeiro dia de seletiva classificatória para a disputa do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu 2024, no ginásio Ninimberg Guerra. A dinâmica faz parte do programa “Manaus Olímpica”, que vai levar os destaques para representar a cidade na competição nacional em Barueri (SP).
Em sua segunda edição, a seletiva gratuita teve recorde de inscrições. Mais de 1.200 pessoas, entre homens, mulheres e crianças de todas as idades, se habilitaram para participar do evento, que terá sua conclusão neste domingo, 24/3, novamente no “Bergão”.
O diretor-presidente da FME, Aurilex Moreira, destaca a iniciativa, que ajuda a explicar o título de “Cidade Sul-Americana de Desporto” de 2024 conquistado por Manaus.
“Esta é uma política pública implantada na gestão do prefeito David Almeida, visando essa contribuição com o jiu-jítsu manauara, que tanto fez pela nossa cidade. É uma política que precisa ser continuada, porque essa é a única vez de muitos, a única vez que aconteceu devido à visão humanizada que o nosso prefeito tem em razão do esporte. Reconhecimento a esses atletas, aos mestres, que tanto fazem pelo nosso esporte”, afirmou.
Os destaques aprovados asseguram vaga e passam a fazer parte do programa “Manaus Olímpica”, sendo contemplados com passagens aéreas e ajuda de custo concedidas pela FME para disputar o Brasileiro da Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu (CBJJ), que acontece de 20 a 28/4, em Barueri, São Paulo. Os resultados serão publicados no site torneiofacil.com
Neste primeiro dia, os avaliados foram nas categorias adulto e master. Conforme a programação, no domingo, os candidatos das categorias infantil, infantojuvenil e juvenil comparecem aos tatames, fechando a lista de classificados à competição.
Orley Lobato, coordenador da seletiva, pontua que a cidade tem muitos talentos a serem descobertos e evoluídos com o trabalho realizado na FME.
“Manaus é um celeiro de campeões. Temos muitos lutadores talentosos aqui, outros que estão Brasil afora levando nosso nome. A seletiva é uma coisa grandiosa para gente e para os atletas. Os atletas, hoje, estão sendo gratificados com tudo isso e mais o bônus que vai ter pra eles. Eu quero agradecer muito ao prefeito e espero que continue nos próximos anos. Que a logística nossa continue a mesma, todo mundo apoiando, todo mundo ajudando para sair um negócio legal”, disse.
A faixa marrom Regiane Silva foi uma das atletas classificadas para o Campeonato Brasileiro, após superar três adversárias. A jovem de 19 anos lutou na categoria feminina absoluta e tem Cristiano Carioca, da Carioca Academy, como mestre.
“Eu fiz três lutas duríssimas, sou grata pela oportunidade que a Prefeitura de Manaus e o prefeito David Almeida estão dando. Vou dar o meu melhor para representar Manaus e a minha academia, a Carioca Academy. Estou pronta para fazer essas lutas no Brasileiro e vou dar o meu melhor”, celebrou.
Fonte: FME
Foto: Tony Maquiné / FME