A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), intensificou, nesta terça-feira, 30/1, a fiscalização na Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC), na avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul, autuando 12 caminhões que circulavam fora do horário permitido e com peso acima do regulamentado. A ação é intensificada com foco na segurança e eficiência do tráfego na cidade.
“Hoje, mais do que nunca, é imprescindível que mantenhamos um olhar atento e proativo sobre nossas vias, especialmente nas zonas de restrição máxima. A operação realizada na avenida Djalma Batista é um exemplo claro de como a vigilância constante pode impactar positivamente na fluidez do tráfego e na preservação da infraestrutura viária”, afirmou o diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari.
As regras da Zona Máxima de Restrição de Circulação são fundamentais para assegurar a fluidez e a segurança no trânsito em áreas críticas da cidade. Essas regras incluem a restrição de horário para circulação de veículos pesados, limitando o tráfego desses veículos, principalmente nos horários de pico, para reduzir congestionamentos. Além disso, existem limites de peso e dimensão que os veículos não podem exceder, uma medida necessária para evitar danos às vias e possíveis acidentes.
“Essa operação reitera nosso compromisso com a manutenção da ordem nas vias urbanas, especialmente nas zonas de restrição máxima, onde o cumprimento das regras é fundamental para a fluidez e segurança do trânsito”, afirmou Ventilari.
Zona Máxima
Os veículos com Peso Bruto Total (PBT) acima de 8 toneladas são restritos de circular das 6h às 9h e das 17h às 20h. Para veículos com PBT acima de 16 toneladas, a restrição é aplicada no intervalo das 9h às 17h. Essa restrição funciona de segunda a sexta-feira. As medidas são estratégicas, pois visam reduzir o congestionamento em horários de pico e prevenir o desgaste excessivo do pavimento, contribuindo para a preservação da infraestrutura viária e para a segurança de todos que compartilham o espaço urbano.
Fonte: IMMU
Fotos: Divulgação / IMMU