A Prefeitura de Manaus, por meio do Fundo Manaus Solidária, entregou, neste domingo, 20/6, 159 cartões do “Auxílio Operação Cheia 2021” para 15 comunidades da calha do rio Amazonas. A entrega ocorreu nos polos São Francisco e Bom Sucesso. O benefício ajudará as famílias na aquisição de remédios, comida e produtos de higiene pessoal.
A presidente do Fundo, Dulce Almeida, destacou o compromisso da gestão do prefeito David Almeida com a zona rural a partir desse benefício. “Estamos garantindo a todos os manauaras que foram afetados pela enchente a segurança alimentar e conhecendo de perto a realidade que eles se encontram diante da dificuldade que vêm enfrentando, como nos determinou o prefeito David Almeida”, ressaltou.
Milhares de famílias foram afetadas pela enchente recorde deste ano tanto na zona urbana, quanto na área rural, o que prejudicou também as plantações de onde essas famílias tiravam seu alimento.
A dona de casa América Figueiredo, 65, da comunidade São Francisco, falou da alegria que está sendo receber esse benefício. “Essa ajuda é muito bem-vinda, porque nós ficamos sem ter onde plantar nossa alimentação e vendas e, com isso, a gente fica sem o que comer”, afirma.
A renda também é um complemento do auxílio-aluguel no valor de R$ 300, pago pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). A ação contou com o apoio da Defesa Civil, Semasc, SEMMA e, representando a Câmara Municipal de Manaus, o vereador Antônio Peixoto (PTC).
Benefício
O “Auxílio Operação Cheia 2021” atenderá famílias dos bairros que foram afetadas com a cheia histórica de 2021. Durante a semana, serão informados os locais onde serão entregues os cartões das pessoas que não puderam comparecer em um dos pontos.
A lista com os nomes está disponível no site do Manaus Solidária, no endereço https://