Prefeito vistoria obras de contenção de erosão na avenida Torquato Tapajós e reforça importância da conscientização ambiental

O prefeito de Manaus, David Almeida, realizou uma vistoria técnica, nesta terça-feira, 21/3, às obras de contenção de uma erosão existente na avenida Torquato Tapajós, na altura do Clube Municipal, zona Centro-Sul. O problema aconteceu no último mês, em decorrência das fortes chuvas que atingiram a capital amazonense. No local, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) terminam a parte de alargamento do leito do igarapé dos Franceses, para que o problema histórico seja resolvido de uma vez.

Acompanhado pelo titular da Seminf, Renato Junior, o chefe do Executivo municipal fiscalizou a ação e destacou a complexidade do serviço, visto que não é a primeira vez que o local sofre com esse tipo de problema.

“Essa é uma área da nossa cidade que, historicamente, sofre com as fortes chuvas. Já realizada, na nossa gestão, a troca da ponte da avenida Senador Raimundo Parente e, agora, estamos alargando o leito do igarapé. Já fizemos a limpeza e rebaixamos o leito. Aqui, nós vamos colocar gabião, rip-rap, elevando assim esta área, para que quando venha uma forte chuva, essa água que se afunila toda neste local, possa ter a vazão tranquila, não causando mais problemas nesta área da cidade”, afirmou Almeida.

A obra iniciou em 21 de fevereiro, com a limpeza do igarapé dos Franceses e segue sem impactar o trânsito da região, uma vez que a erosão ocorreu próximo ao igarapé, paralelo à pista, e não oferece nenhum tipo de risco aos condutores que passam pela ponte.

Questionado sobre as ações realizadas no local, David Almeida explicou que um dos problemas encontrados pelas equipes foi o acúmulo de lixo no igarapé, fato que contribuía para o aumento do nível das águas, colocando em risco a estrutura. O prefeito salientou que esse assunto será tratado com mais veemência pela gestão municipal. Entre as principais ações está o lançamento de uma campanha de conscientização. “Esse é um grande problema. A gente precisa trabalhar a conscientização, educação ambiental de todos. Isso é necessário e nós vamos começar uma campanha muito forte em relação ao lixo da nossa cidade”, finalizou.

 

Fonte: Semcom

Fotos: Dhyeizo Lemos/Semcom