Prefeito reinaugura escola na zona Leste que estava sem reforma há 39 anos

O prefeito de Manaus, David Almeida, realizou, na manhã desta terça-feira, 18/7, a reinauguração da escola municipal Nossa Senhora das Graças, no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste, que não recebia uma reforma completa desde a inauguração, em 1984. Agora, a unidade de ensino, que é administrada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), vai atender aproximadamente 850 alunos, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Durante o seu discurso, David Almeida destacou que essa é a sexta escola, de um total de sete que existem no bairro, que foi totalmente revitalizada pela atual administração municipal, confirmando, assim, o compromisso firmado em olhar para as pessoas que mais precisam na cidade de Manaus.

“Eu vou nos lugares, conheço muita gente e faço questão de ouvir as pessoas, e faço questão de dizer que o tempo de esquecimento do bairro Colônia Antônio Aleixo acabou. Essa é a sexta escola que reinauguramos aqui. Além disso, já temos o projeto para a construção da maior UBS (Unidade Básica de Saúde) da cidade também no Colônia. Esse olhar carinhoso só é possível, porque também sou oriundo de comunidade e conheço bem a realidade dessa população e o que eles precisam. Esse é o meu papel, como gestor, e fico muito feliz em conseguir entregar esses serviços”, enfatizou Almeida.

As obras na escola municipal Nossa Senhora das Graças iniciaram em novembro de 2022. O local passou por substituição total na instalação elétrica, luminárias, pintura interna e externa, do forro e revestimentos do reservatório de água das louças, paisagismo, instalação da coifa, botão do pânico, grade de contenção, drenos dos condicionadores de ar embutidos.

Alguns ambientes foram ampliados, como a cozinha, refeitório, banheiros, salas dos professores e de arquivo. Além disso, teve a criação de novos espaços como banheiro para Pessoas com Deficiência (PcDs), depósitos de materiais de limpeza, de alimentos, do freezer e utensílios, sala da diretoria, pedagogia, de recurso, de música e rampas de acessibilidade, com guarda corpo e corrimão, e também de uma fossa.

O chefe do Executivo municipal afirmou que, com a nova estrutura física e com as iniciativas implementadas pela Semed no ensino pedagógico, em pouco tempo, será possível colher bons frutos na educação das crianças e jovens da localidade.

“Nós estamos trabalhando para mudar a vida da população da cidade de Manaus. Até o final do meu mandato, muito provavelmente, vamos passar de R$ 50 milhões de investimentos no Colônia Antônio Aleixo. Estamos mudando a cidade desse jeito. Essa é a escola de número 331 reinaugurada, ampliada ou construída pela nossa gestão. Além disso, estamos investindo na melhoria do ensino que é oferecido aos nossos jovens. Isso é fundamental para que possamos ter uma geração preparada para todos os desafios que terão pela frente”, afirmou o prefeito.

A escola possui ainda dez salas de aulas, Centro de Tecnologias Educacionais (CTE), biblioteca e salas da diretoria pedagógica, professores, de música e recursos.

Titular da Semed, Dulce Almeida salientou o atual momento vivido pela Prefeitura de Manaus, que vem realizando entregas em todas as zonas da cidade, não deixando de lado os bairros mais distantes do centro da capital.

“Todas as semanas estamos realizando reinaugurações por toda a cidade de Manaus. Indo para os bairros mais distantes, para as comunidades das zonas rural e ribeirinha, olhando nos olhos dessas pessoas que, por anos, foram esquecidas pelo poder público. É uma felicidade fazer parte de uma gestão tão humanizada como essa do prefeito David Almeida. Eu, que sou oriunda da sala de aula, sou grata pela oportunidade de levar essas melhorias para os servidores da educação e para os alunos. Só assim vamos conseguir construir um futuro melhor para a nossa cidade”, concluiu Dulce.

A aluna Mirela Silva, 14, que estuda na escola desde o 6º ano, lamenta que seja o seu último ano na unidade de ensino. “Essa reforma foi maravilhosa. Há anos, a gente sofria com a estrutura da escola, estava tudo muito feio, acabado mesmo. Hoje estou feliz e triste, porque nossa escola está linda, mas também é o meu último ano estudando aqui. Nossa praça está perfeita com esses bancos. Eu adoro ler e antes me sentava no chão, agora tem esses bancos embaixo da árvore, ficou super legal”, disse a aluna.

Fonte: Semcom e Semed 

Fotos : Dhyeizo Lemos/Semcom e João Viana/Semcom