O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, externa profundo pesar pela morte do ex-vereador e ex-deputado estadual, advogado e pastor Miquéias Fernandes, aos 69 anos, por conta de complicações causadas pelo novo coronavírus, neste domingo 26/4, e decretará luto oficial por três dias na cidade. Miquéias teve destaque na política amazonense nas décadas de 1980 e 1990.
“Lamento o falecimento do Miquéias, foi um grande político e uma grande pessoa para o Amazonas. Vou decretar luto oficial de três dias como uma forma de ser a última homenagem a este bravo guerreiro que lutou até o fim contra a Covid-19. Com isso, aproveito para reforçar o pedido de, quem puder, fique em casa”, disse o prefeito Arthur Neto.
“Minha solidariedade aos amigos e familiares da família de Miquéias. Esse vírus tem que ser tratado com seriedade por todos, pois perdemos mais uma grande pessoa por conta dele. Que Deus possa consolar os corações dos familiares e amigos nesse momento de profunda dor”, completou a presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro.
Nascido em Boa Vista (RR), no dia 28 de agosto de 1950, Miquéias Fernandes era casado e se formou em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Foi vereador de 1989 a 1991 e ocupou o cargo de vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Foi deputado estadual do Amazonas por três vezes, exercendo várias lideranças na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Em 2016, Miquéias recebeu o título de Cidadão do Amazonas na Aleam, em propositura do deputado estadual Wanderley Dallas.