Sustentabilidade em Alta: Indústrias Brasileiras Ampliam Adoção de Práticas Ambientais em 2023, com Foco em Resíduos Sólidos e Eficiência Energética
Em 2023, 89,1% das grandes indústrias brasileiras com 100 ou mais funcionários adotaram pelo menos uma prática ambiental, conforme dados da Pesquisa de Inovação Semestral (Pintec) do IBGE. As práticas mais adotadas foram o manejo de resíduos sólidos (79,6%) e a reciclagem e reutilização (75,1%). Eficiência energética (61,5%) e gestão de recursos hídricos (57,1%) também figuram entre as principais ações.
Setores líderes em práticas ambientais
Entre os setores industriais que mais adotaram práticas ambientais em 2023 estão a fabricação de bebidas e produtos farmacêuticos, com quase 100% de adesão. Já como a produção de madeira e fabricação de artigos de vestuário foram feitas menor adoção, com índices em torno de 80%.
Investimentos em sustentabilidade
Além da implementação de práticas ambientais, 73,2% das indústrias realizaram investimentos em ações de sustentabilidade. As empresas de bebidas e biocombustíveis lideraram esses investimentos, enquanto os setores de manutenção e acessórios apresentam os menores índices.
Perspectivas futuras
A adoção de práticas ambientais está crescendo, mas áreas como controle de emissões atmosféricas e uso do solo ainda precisam de maior atenção. As empresas estão cada vez mais engajadas em reduzir os impactos negativos ao meio ambiente, mas há espaço para melhorias.