Em pronunciamento nesta quarta-feira, 26, o deputado Adjuto Afonso (União Brasil), repercutiu a realização de uma Audiência Pública, que aconteceu esta semana na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para discutir demandas do setor de cooperativismo. O evento foi promovido pela Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo e Associativismo Amazonense (Frencoopas), presidida pelo parlamentar, e reuniu cerca de 220 pessoas que atuam no segmento e em associações, além de orgãos estratégicos no incentivo ao crescimento das cooperativas no estado.
O deputado revelou sua preocupação com os cooperados que estão em débito com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), por conta de financiamentos feitos em gestões passadas de governo, e que não conseguiram saldar a dívida, tornando-se inadimplentes para a aquisição de novo crédito junto a agentes financeiros. O tema foi uma das principais demandas discutidas na audiência pública, que contou também com a presença de representante da Afeam.
“Fiquei muito preocupado com as cooperativas que operam via Afeam. Decidimos que sairia uma Ata para encaminharmos ao governador, na intenção de rever os financiamentos dessas cooperativas junto à Afeam, pois estão tendo problemas de acesso a crédito em agentes como Banco da Amazônia, Banco do Brasil e Caixa Econômica, por conta da inadimplência. Isso não foi problema de má gestão do recurso que tomaram, e nem tampouco desse governo, foi de governos passados e que não foi regularizado. Vamos tentar com o apoio de vários órgãos e da Organização das Cooperativas do Brasil no Amazonas (OCB/AM), uma repactuação desses créditos junto à Afeam. Se o governo conseguir uma anistia de juros e multas, fazer a repactuação do principal com prazo e carência, certamente essas pessoas voltarão a ser adimplentes, voltarão a produzir e a gerar emprego no interior do estado”, disse Adjuto Afonso.
O parlamentar explicou que a Ata da audiência pública será encaminhada através da Frencoopas ao governo do estado contando com o apoio da OCB, da própria Afeam e da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), órgãos e entidades presentes no evento através de seus representantes.
A Frencoopas vai realizar, ainda, reuniões com as Cooperativas e Associações de forma segmentada, envolvendo secretarias e as Comissões Parlamentares, além de implementar um canal de comunicação direta com esses segmentos para dar mais celeridade na busca por soluções para as demandas.
Foto: Ney Xavier