População é conscientizada sobre castração de animais. Moradores do Parque Santa Etelvina e Lagoa Azul, zona Norte, foram orientados sobre a importância de esterilizar animais domésticos.
População é conscientizada sobre castração de animais.
Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), visitaram, esta terça-feira (22/2) os moradores dos bairros Parque Santa Etelvina e Lagoa Azul.
A visita foi para a conscientização da importância da esterilização dos animais domésticos, em alusão à comemoração do Dia Estadual de Esterilização de Animais Domésticos.
Uma equipe visitou todas as casas para falar sobre o problema. Na ocasião, distribuíram a cartilha “Castração é um ato de amor”, lançada para celebrar a data, comemorada dia 22.
As atividades tiveram início às 9h, na rua Japu Verde, em frente à Igreja Católica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Parque Santa Etelvina.
O percurso seguiu até a Comunidade Nobre, no bairro Lagoa Azul.
“Nosso objetivo é alertar a população sobre a importância desse ato, para evitarmos o abandono que vemos nas ruas”, disse Vanessa Menezes, técnica da Sema.
Data
O Dia Estadual de Esterilização de Animais Domésticos no Estado do Amazonas, foi instituído pela Lei nº 4.897, de 26 de julho de 2019.
A norma define que a data deve ser celebrada, anualmente, na última terça-feira do mês de fevereiro.
O dia integra o Calendário Oficial do Estado do Amazonas.
Trata-se de um momento dedicado a realizar atividades alusivas à importância da esterilização de animais domésticos, como mecanismo do controle populacional de cães e gatos.
Abandono
Só em 2021,mais de 400 mil animais domésticos, entre cães e gatos, foram abandonados nas ruas de Manaus por seus donos.
Há mais de um ano, este número estava abaixo de 300 mil, segundo a Sema.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que, só no Brasil, existem mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães.
Os filhotes, geralmente, são abandonados dentro de sacolas e de caixas de papelão.
O número de pets abandonados tende a aumentar nos próximos anos, já que não existem medidas de castração em massa de animais domésticos.
Fonte: Secom