Após requerimento do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), Josué Neto (PSD), o Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), concluiu em conjunto com o Exército Brasileiro, a instalação de uma ponte provisório no trecho da BR-230 Transamazônica que interliga os municípios de Manicoré, Apuí e Humaitá. A ponte foi liberada para tráfego no último sábado.
Desde o último dia 26 de março os moradores das localidades próximas à ponte que desabou estavam fazendo a travessia do trecho via balsa e colocando em risco de desabastecimento as cidades. Razão pela qual o presidente da ALEAM solicitou de forma urgência a construção de uma nova ponte e a instalação da ponte provisória.
“O DNIT já nos garantiu que tão logo o período de chuva diminua a construção da nova ponte permanente será iniciada. Esta ponte provisória tem estrutura reforçada para garantir o tráfego de caminhões e assim evitarmos possível desabastecimento de alimentos e até de combustível. Agora é aguardar o nosso verão amazônico e concluir a ponte permanente com material resistente”, afirmou Josué Neto.
A ponte anterior, feita de madeira, desabou no dia 26 de março quando um caminhão carregado de sal a atravessava.