União de Conselhos de Educação realiza Encontro na Assembleia Legislativa

A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação no Amazonas (Uncme/ Amazonas) iniciou na manhã desta quinta-feira (12), no Auditório Senador João Bosco da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Encontro Regional Norte em concomitância com o 10º Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação.

O encontro acontece nesta quina e sexta-feira (13) com palestras, mesas temáticas, relatos de experiência dos estados, eleição para a coordenação estadual e oficina sobre organização e funcionamento dos Conselhos Municipais.

De acordo com a coordenadora estadual da Uncme no Amazonas, Maria das Graças Alves Cascais, o encontro é uma oportunidade de debater o papel dos Conselhos Municipais em uma educação de qualidade e vai resultar em uma Carta de Compromisso a ser entregue aos órgãos públicos e privados ligados à educação. “As políticas públicas passam pelo Conselho Municipal de Educação, por isso a importância de se discutir a educação e as políticas públicas no seio dos Conselhos, buscando uma efetividade de tais políticas públicas nas escolas”, explicou.

Segundo a coordenadora, o primeiro dia de evento recebeu participantes de conselhos de 27 municípios do Amazonas – desde os mais próximos, como Presidente Figueiredo (a 107 km de Manaus) e Rio Preto da Eva (a 57 km de Manaus), como aqueles mais distantes da capital, como São Gabriel da Cachoeira (a 852 km de Manaus) e São Paulo de Olivença (a 985 km de Manaus), além de participantes de outros estados da região Norte, como Pará, Rondônia e Roraima.

Representando a Assembleia no evento, a deputada estadual e presidente da Comissão de Educação da Assembleia, Therezinha Ruiz (PSDB), destacou a importância dos Conselhos na construção de uma educação pública de qualidade. “Hoje vemos aqui a presença de várias representações promovendo esse encontro de esclarecimentos e orientações, que é da grande valia para a sociedade. Justamente por essa importância, o presidente da Assembleia, deputado Josué Neto (PSD) fez questão de abrir as portas da Casa do Povo para sediar esse encontro”, afirmou.

O presidente Nacional da Uncme, Manoel Humberto Gonzaga, lembrou questões referentes à educação. “O nosso objetivo aqui é também lembrar aos conselheiros a discussão de assuntos pertinentes à educação como o Fundeb Permanente e o sistema nacional de Educação”, citou.

A coordenadora da Uncme na Bahia, Gilvânia Nascimento, palestrou sobre a importância do Conselho Municipal para uma gestão de qualidade na educação. “O Conselho é um órgão de controle social que representa a sociedade e por isso discutimos a atuação e os limites do Conselho, enquanto órgão plural e contraponto do poder executivo que funciona como uma ponte entre o poder público e a sociedade, visando uma aplicação efetiva das políticas públicas de educação”, apontou.