Therezinha Ruiz propõe atividades de inteligência emocional nas escolas estaduais

A criação do Projeto de Desenvolvimento Pessoal e Inteligência Emocional nas escolas da rede estadual de ensino foi proposta pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), por meio de Projeto de Lei, que tem como objetivo aprimorar o processo educativo com base na aplicação de técnicas de  desenvolvimento do autoconhecimento e da inteligência emocional, aplicadas aos professores e alunos.

Como professora e presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Therezinha Ruiz considera que a juventude, em todo o País, passa por um momento crítico, diante das desigualdades sociais, da falta de oportunidade  de emprego e de problemas familiares, que afetam o equilíbrio emocional dos jovens.

Nesse contexto, Therezinha avalia como essencial a assistência psicológica aos alunos e professores, uma vez que as questões sociais e familiares resultam em conflitos emocionais, que segundo ela, em muitos casos, deságuam no ambiente escolar.

Para tanto, a deputada defende a criação do Projeto de Desenvolvimento Pessoal e inteligência Emocional, como instrumento de melhoria da qualidade de vida de professores e alunos, por proporcionar  melhor rendimento escolar, a partir do aprimoramento das relações interpessoais. Dentre os benefícios, o projeto propicia o controle da impulsividade, reduzindo os níveis de ansiedade, de estresse e, consequentemente, diminuindo a incidência de violência, de bullying, bem como os índices de evasão escolar.

O projeto estabelece que as técnicas de desenvolvimento pessoal e inteligência emocional, deverão ser aplicadas por profissionais especializados com certificado convalidado por órgão competente, e que as atividades serão consideradas extracurriculares e desenvolvidas semanal ou diariamente.

Prevê ainda que a implementação do projeto poderá ser feita por convênios ou acordos com instituições públicas ou privadas. “Esperamos que o projeto seja aprovado pelos benefícios citados, em favor da melhoria das relações interpessoais no ambiente escolar”, conclui a deputada.