Sinésio Campos anuncia que Amaggi passa a vender insumos a produtores rurais

Em Cessão de Tempo nesta quarta-feira (11), no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Sinésio Campos (PT) reuniu diversas autoridades e apresentou o relatório de uma Comissão Especial, criada por sua iniciativa, cujo desfecho foi a abertura de comercialização de insumos do grupo empresarial Amaggi, que até aqui não vendia para o mercado interno estadual.

Agora milho, casca e farelo de soja, matérias-primas essenciais para os produtores rurais que trabalham na pecuária e piscicultura, poderão ser adquiridos na empresa Amaggi, como resultado de um trabalho integrado com instituições do setor primário, Receita Federal, além dos poderes Legislativo e Executivo.

Em seu discurso, Sinésio explicou que há sete anos vem trabalhando nessa questão e agora veio o resultado da Comissão Especial (CE) dos insumos agropecuários, dentro da Comissão de Godiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento, presidida por ele. “O fato de que os produtores rurais do segmento de produção de aves, peixes, suínos, ovinos, caprinos e bovinos, devido a pequena produção de soja e milho em nosso Estado, enfrentando sérios desafios com relação ao preço da ração, geralmente importados de outros Estados, afeta consideravelmente o setor”, diz parte de um texto do relatório.

Assim, de acordo com o deputado, o alto custo dos insumos compromete a capacidade de crescimento do pequeno produtor e o Amazonas não consegue competir com outros Estados. “Como podemos competir com outros Estados que têm insumos mais baratos?”, indagou, acrescentando que por esse motivo o Amazonas importa ovos de Roraima e cheiro-verde do Nordeste. Representantes de entidades que falaram da tribuna elogiaram Sinésio. Os deputados Belarmino Lins (PP), Dermilson Chaves (PP), Augusto Ferraz (DEM), Adjuto Afonso (PDT) e Alessandra Campêlo (MDB) também se manifestaram, parabenizando o colega.

O titular da Secretaria de Produção Rural (Sepror), Petrucio Pereira de Magalhães Júnior, representando o governador Wilson Lima (PSC), afirmou ser este um dia muito importante para o Amazonas, uma conquista da “integração” de todos. Agradeceu ao presidente do Grupo Amaggi, ex-ministro Blairo Maggi, que depois de muitos anos compreendeu ser o momento de “deixar essa contribuição para as cadeias produtivas do Amazonas”.

Segundo o secretário, são milhares de toneladas de grãos que passam pelo Amazonas, via Terminal Graneleiro de Itacoatiara (a 176 km de Manaus) direto para a Europa. Petrucio fez um agradecimento especial ao deputado Sinésio e sua equipe, pelo “profissionalismo”.

Representantes de diversos órgãos participaram da Cessão de Tempo, dentre os quais a Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA); Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz); Agência de Defesa  Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf-AM); Banco da Amazônia (Basa); Representante das Câmaras Municipais; Associação Amazonense de Avicultura e vereadores de municípios do interior do Estado.