Sessão sobre Luz para Todos é remarcada após pedido de adiamento

O deputado estadual Sinésio Campos (PT) anunciou nesta terça-feira (10), a remarcação da Sessão Especial com o presidente do Conselho de Administração da Amazonas Energia, Orsine Rufino de Oliveira, sobre os contratos de execução de obras do Programa Luz para Todos para o dia 22 de outubro.

A Sessão, marcada para esta quarta-feira (10), foi uma propositura do deputado Sinésio Campos, remarcada a pedido do próprio presidente da empresa em um documento enviado à Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento, presidida pelo deputado.

Campos explicou o adiamento da Sessão, por conta da conclusão do cronograma de distribuição de energia. “De acordo com a Amazonas Energia, o cronograma de execução de obras e também a contratação de empresas para realização dos serviços já foram 90% concluídos, mas não está finalizado. Então o compromisso é de concluir o cronograma e contratos até o dia 22, fazendo com que a Sessão seja muito mais produtiva e com resultados. Então nós acolhemos esse adiamento, pois é mais interessante para a população que os problemas sejam resolvidos, já que o nosso interesse principal é que o Programa de fato aconteça”, afirmou.

O parlamentar citou medidas que estão sendo efetivadas pela empresa para sanar os problemas de distribuição de energia, como a colocação de cabos superficiais na lateral da Ponte sobre o Rio Negro para evitar apagões por rompimento de cabos subaquáticos, como aconteceu em julho passado e também o compromisso de manutenção preventiva e corretiva das redes já existentes.

O responsável pela Execução de Obras do Programa Luz para Todos da Amazonas Energia, Robson de Bastos, falou que a intenção é finalizar os trabalhos ainda neste mês de setembro. “Estamos preparando os contratos conforme as demandas aprovadas pelo Comitê Gestor estadual e houve um pequeno atraso na elaboração dos contratos, mas a empresa está se esforçando para final de setembro tenhamos concluídos todos os processos, iniciando as obras em seguida, atendendo até 90% dos municípios”, declarou.

Morador do município de Maués (a 276 km), Laurimor Rodrigues, anseia pela chegada do programa no município. “Nas comunidades de Maués ainda esperamos há pelo menos quatro anos pelo programa porque nunca fomos contemplados, por isso queremos ouvir essa boa notícia por parte da Amazonas Energia”, afirmou.