Ricardo Nicolau destina emenda de R$ 300 mil a cirandas de Manacapuru

As agremiações Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional receberão um aporte financeiro de R$ 300 mil para o Festival de Cirandas de Manacapuru deste ano. Os recursos são oriundos de emenda impositiva do deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) e serão repassados por meio de um convênio entre o governo do Estado e a prefeitura do município (a 68 km da capital).

A emenda foi apresentada pelo parlamentar em 2018 e aprovada à Lei Orçamentária Anual (LOA) deste ano. Na última segunda-feira (12), Ricardo Nicolau recebeu em seu gabinete os presidentes das três associações folclóricas, que agradeceram a verba direcionada para a 23ª edição do evento considerado a principal atração cultural e turística da cidade.

“Apoiar o Festival de Cirandas é um compromisso meu firmado e agora cumprido com a população de Manacapuru. É preciso buscar também o patrocínio da iniciativa privada, assim como ocorre no Festival de Parintins. Continuo à disposição para ajudar. Apoiar a cultura popular significa fomentar o turismo local e gerar emprego e renda no interior”, declarou Ricardo Nicolau.

Para a presidente do grêmio Flor Matizada, Vanessa Mendonça, o montante, que terá partilha igualitária, ajudará a impulsionar os preparativos para a festa. “Essa verba vai nos ajudar muito enquanto uma garantia de início dos trabalhos do festival. O deputado Ricardo Nicolau lembrou das Cirandas e está nos ajudando por saber da importância para o nosso município”, afirmou.

Também participaram da reunião os presidentes Renato Teles, da agremiação Guerreiros Mura, e Magal Pinheiro, da Tradicional, além do apresentador oficial da Flor Matizada, Ivan Oliveira.

 

Sobre o festival

 

Durante três noites, a arena do Parque do Ingá, o ‘cirandódromo’, se torna o palco da disputa anual da Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional pelo título de campeã do Festival de Cirandas de Manacapuru. As agremiações escolhem um tema e se apresentam ao público e a um corpo de jurados por até duas horas e meia.

Considerado uma das maiores manifestações culturais do interior do Amazonas, o evento de grande porte foi criado em 1997 e, desde então, vem atraindo um fluxo de pelo menos 50 mil turistas de várias partes do país e do mundo, movimentando o turismo do município e aquecendo a economia local.