PL de Saullo Vianna prevê criação do Prêmio Jovens Escritores

O deputado Saullo Vianna, presidente da Comissão de Promoção Social e Cultural da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), apresentou Projeto de Lei que cria o Prêmio Jovens Escritores. A matéria está em tramitação na Casa.

O prêmio, explicou Saullo Vianna, terá como objetivo estimular o interesse à literatura entre os jovens nas escolas da rede pública estadual. A Secretaria de Estado da Educação e Desporto (Seduc) deve definir os temas durante o mês de abril de cada ano, assim como também, estipular as premiações.

A iniciativa prevê a premiação em duas categorias: para alunos do Ensino Fundamental II – do 6º ao 9º ano – e Ensino Médio, devendo o tema ser variado entre as séries.  “O amazonense, sobretudo nossos jovens, tem grande potencial criativo e o que pretendemos é incentivar dentro do ambiente escolar o interesse pela leitura e consequentemente, pela escrita. O acesso à leitura vai ajudar esses jovens a despertarem o interesse pela informação, o que vai lapidar a formação individual de cada um. Esperamos assim, contribuir para uma sociedade mais justa”, avaliou Saullo.

Em seu artigo 3º, o presente Projeto de Lei veda qualquer tema que tenha correlação ou incentive a violência. A proposta de Saullo contempla ainda, premiação para os professores e as instituições de ensino, do aluno vencedor, como forma de reconhecimento ao trabalho em conjunto desenvolvido.