Pets de Manaus ganham primeiro espaço “ParCão” da região Norte

A cada dia que passa, mais pessoas estão se tornando conscientes de que animais precisam ser protegidos, cuidados e respeitados. Defendendo essa bandeira mesmo antes de sua carreira política, a deputada estadual Joana Darc (PL) foi a idealizadora e, ainda como vereadora, destinou recursos para que o Amazonas ganhasse o primeiro espaço voltado para  a interação entre pessoas e animais, como exposição de eventos de adoção, serviços de adestramento, entre outros.

A inauguração do espaço localizado nas dependências da Minivila Olímpica do Santo Antônio, situada na avenida Luís de Camões, aconteceu nesta quinta-feira (08).

Para a deputada Joana Darc, esse é um passo importante pois mostra que cada vez mais os direitos dos animais estão sendo respeitados. “Estou muito feliz com a inauguração de hoje, esta é mais uma conquista realizada em prol dos animais. É bom ver que, de pouquinho em pouquinho, estamos conquistando o respeito e garantindo os direitos dos animais aqui no nosso Estado. Este é só um passo de muitos outros que virão”, declarou a deputada.

Além de Joana Darc, os vereadores Chico Preto e Hiram Nicolau também destinaram recursos para construção do ParCão. No total foram investidos R$ 207.217,80 por meio de emenda dos parlamentares, sendo deste valor R$ 120 mil destinados pela parlamentar.

O espaço conta com equipamentos disponibilizados para que as famílias interajam com seus pets, brinquem e se divirtam com túnel do tempo, passarela, obstáculo com pneus, obstáculo com estacas, gangorra e vara para salto. Equipamentos simples, mas excelentes para que, principalmente o cão, pratique seu exercício diário.  No ParCão também poderão ser realizadas atividades de terapias com cães, e ainda adestradores poderão utilizar o espaço para realizar o treinamento de cães. O espaço contará com uma área coberta reservada para que ONGs possam realizar eventos de adoção responsável e outros eventos em prol dos animais e até um anfiteatro foi construído para realização de desfiles com os animais.

 

Regras

 

Existem algumas regras que deverão ser seguidas para que a convivência entre donos de pets e os próprios pets seja tranquila e pacífica. O dono do pet deverá ser maior de idade e responsável pelos seus atos; deverá manter o portão da área do ParCão sempre fechado; o dono é obrigado a coletar as fezes do seu pet; os cães deverão sempre estar com coleiras ou peitoral com identificação; todos os animais devem estar vacinados, vermifugados e com o controle de pulgas e carrapatos em dia; é proibida a entrada de cadelas no cio; bem como é proibida a permanência de cães desacompanhados; também é proibido alimentar ou trazer brinquedos para seu pet, pois estes podem estimular disputas e confrontos; cães antissociais deverão ser mantidos na coleira e aqueles que, como alguns seres humanos, gostam de promover conflitos, morder e brigar, deverão ser retirados do lugar.