Parlamento Jovem começa atividades na segunda-feira (6)

Na próxima segunda-feira (6), o programa “Parlamento Jovem” (PJ), desenvolvido pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), vai iniciar suas atividades de treinamento dos 48 alunos participantes. Eleitos em suas escolas para serem “deputados-jovens”, os estudantes vão participar durante dez dias – de 6 a 17 de maio – de uma série de atividades técnicas para aprender como funciona um parlamento e, ao final, irão apresentar Projetos de Lei de interesse da sociedade.

“Nesse período, os estudantes vão vivenciar a rotina de um deputado estadual, passando pela diplomação, exercício de mandato de deputado, incluindo sessões plenárias, elaboração de projetos e outras atividades parlamentares”, explica o diretor da Escola do Legislativo, João Paulo Jacob.

Ao longo dos meses de março e abril, o programa “Parlamento Jovem” reuniu estudantes de 24 escolas públicas, que elegeram dois representantes – um titular e um suplente – para participar das atividades parlamentares. Coordenado pela gerente de Educação Cidadã, Cassandra Serejo, o PJ vai oferecer uma rotina diária de aulas, palestras e treinamentos práticos para que os alunos entendam o funcionamento do Poder Legislativo. “Eles não estão chegando para se tornarem políticos, mas para entender a realidade social deles”, aponta Cassandra Serejo. “Eles não querem privilégios, querem conhecer seus direitos”, completa.

No primeiro dia de atividades (6), os alunos serão recebidos com coquetel de boas vindas e, pela manhã, participam da palestra “O papel institucional da Assembleia Legislativa”, ministrada pelo diretor-geral da Aleam, Wander Motta. À tarde, terão palestra motivacional com Cassandra Serejo e o sorteio para definir qual deputado estadual irá “apadrinhar” um deputado-jovem. Logo em seguida, já começam a aprender sobre os procedimentos legislativos, como o funcionamento de uma Sessão Plenária com Grande Expediente, Pequeno Expediente e Ordem do Dia.

 

 

O programa

 

 

O programa Parlamento Jovem foi criado pelo Congresso Nacional no ano de 2004, envolvendo as assembleias legislativas de todos os estados brasileiros. Das 15 edições já realizadas, a Aleam participou de 11 e neste ano inicia a 12ª Legislatura do Parlamento Jovem Amazonense.

Em outubro deste ano, um dos 24 deputados titulares será eleito para participar do Parlamento Jovem na Câmara dos Deputados, em Brasília, e irá representar o Amazonas com seu projeto de lei apresentado e aprovado aqui no Estado. No âmbito estadual, o PJ foi criado pela Resolução Legislativa Nº 375/05, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

 

Acompanhe o cronograma de trabalho da primeira semana dos jovens deputados:

 

Dia 6/5 – segunda-feira

8h – Recepção dos eleitos – coquetel

9h – Distribuição de material

10h – Palestra “O papel institucional da Assembleia Legislativa” – com Wander Motta

14h – Palestra motivacional com Cassandra Serejo

16h – Aula sobre Procedimentos Legislativos – com Marlias Teotônio

 

Dia 7/5 – terça-feira

8h – Café da manhã com presidente da Aleam, Josué Neto

9h – Técnicas de oratória – com Daniele Cardoso

10h – Integração com as assessorias dos deputados estaduais

14h às 17h – Técnica Legislativa – com Marlias Teotônio

 

Dia 8/5 – quarta-feira

8h – Café da manhã – com deputado Delegado Péricles

9h – Palestra “A linguagem das Leis” – com Geovan

10h – Orientação sobre Projetos de Lei

14h – Treinamento de cerimonial para a posse – com Ademir e cerimonial

16h – Regimento Interno Orientação da Mesa Diretora – com Marlias Teotônio

 

Dia 9/5 quinta-feira

 

8h – Café da manhã – com deputado Carlinhos Bessa

9h – Instalação do Parlamento Jovem 2019 (posse, pronunciamento do presidente, pronunciamento de ex-presidentes do PJ, eleição da Mesa Diretora)

14h – Treinamento do cerimonial da posse – com Ademir

16h – Regimento Interno e Orientação da Mesa Diretora – com Marlias Teotônio.

 

Dia 10/5 – sexta-feira

8h – Café da manhã – com deputado Felipe Souza

9h – Finalização dos Projetos de Lei (ajustes)

10h – Palestra “Direitos e Garantias Fundamentais” – com Paulo Roberto Oliveira

14h – O Papel das Comissões Técnicas e Composição das Comissões – com Marlias Teotônio

16h – Técnica para Elaboração de pareceres técnicos – Distribuição nas Comissões Técnicas.