Ministros e parlamentares do Norte se reúnem na Assembleia para discutir temas nacionais

No próximo dia 13 de junho, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) será palco da 2ª edição do Seminário Regional de Promoção e Defesa da Cidadania – congregada pelos estados da região Norte (Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Acre, Rondônia e Tocantins). O evento é uma realização da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que agrega 1.059 deputados em todo o país. O seminário conta com o apoio da Aleam.

Estão confirmadas as presenças dos ministros Osmar Terra, da Cidadania, e Damares Alves, do ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, além de 24 deputados estaduais dos estados da região Norte do país. O seminário faz parte de um ciclo de encontros realizados pelo colegiado para ampliar a discussão e disseminar informações e dados de relevância nacional em todas as Casas Legislativas Estaduais, acerca das principais bandeiras da Unale nesta gestão.

O encontro poderá contar, ainda, com a presença dos ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e da Educação, Abraham Weintraub. Também estarão presentes especialistas renomados, agentes dos Poderes Executivo e Judiciário, além de estudantes, que, juntos, vão acompanhar as explanações sobre os segmentos e debater proposições e ações a serem realizadas de maneira preventiva e célere.

Na programação estão palestras, discussões específicas por meio de três grupos de trabalho e apresentação do protocolo de ideias. Os temas a serem discutidos, são: Suicídio e Automutilação, Segurança e Violência Contra a Mulher, que contarão com a participação de parlamentares do Amazonas nas mesas de debates.

O presidente da Unale, deputado Kennedy Nunes (PSD-SC), chega em Manaus na quarta-feira, dia 12, para os ajustes finais do evento com a equipe da Casa Legislativa.

Para o presidente da Aleam, deputado Josué Neto (PSD), que sugeriu a realização do encontro em Manaus, é um prazer a Casa Legislativa estar inserida nos debates de temas tão atuais e em busca de soluções para tais problemas como o suicídio e violência contra a mulher. “Teremos a alegria de mais uma vez receber na nossa Casa parlamentares de todo o país e promover aqui importantes debates na busca de soluções que possam melhorar a qualidade de vida da nossa população”, ressaltou Neto.

O ex-presidente da Unale, deputado Adjuto Afonso (PDT), avalia de forma positiva o evento em Manaus, e elogia o trabalho da entidade em abordar temas de relevância. “Muito importante trazer para o debate situações que afligem o país e ficam a cada dia mais em evidência, precisamos nos organizar e encontrar soluções. O presidente Josué Neto puxou o encontro para o Amazonas e deu apoio total para a realização”, frisou Adjuto Afonso.