Hemoam é a mais importante instituição hospitalar do Amazonas, diz Ricardo Nicolau

O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) afirmou nesta terça-feira (11), que a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) é a instituição de maior importância na assistência hospitalar de todo o Estado. A análise foi feita durante a Sessão Especial da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) alusiva ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no próximo dia 14.

“É por meio do Hemoam que toda a rede da capital e do interior, incluindo os hospitais particulares, tem acesso a bolsas de sangue com todos os protocolos e controles de qualidade existentes. Sem dúvida nenhuma é a instituição de maior importância na assistência hospitalar do Amazonas pela responsabilidade de fornecer 100% do sangue que é doado”, discursou o parlamentar.

A um plenário lotado por doadores de sangue e servidores do Hemoam, o deputado enfatizou os resultados positivos alcançados em meio às limitações do poder público. “Fico muito feliz em ver que um paciente diagnosticado com leucemia já consegue iniciar o tratamento em 48 horas. Isso é muito raro no Brasil. O Hemoam vence desafios, vence a falta de recursos e consegue desempenhar um grande trabalho”, elogiou.

Citando as obras de construção do Hospital do Sangue, que estão 40% concluídas e têm previsão de inauguração para 2020, Ricardo Nicolau também fez menção em seu pronunciamento ao ex-diretor da unidade, médico Nelson Fraiji. “O Dr. Nelson sempre foi um lutador para que o Hemoam pudesse ter seu próprio hospital”, disse o parlamentar.

O deputado finalizou seu discurso convocando a união dos poderes para fortalecer o Hemoam como centro de referência. “Precisamos estar unidos para mostrar à sociedade a importância deste ato nobre de doar sangue, doar vida. O Hemoam é um orgulho para todos nós”, concluiu, sob aplausos do plenário.

A Sessão Especial partiu de iniciativa conjunta dos deputados Fausto Júnior (PV) e Dra. Mayara Pinheiro (PP).