Governo do Amazonas, com comitiva de deputados, leva ajuda humanitária a Eirunepé

Nesta quinta-feira, 6 de junho, o Governo do Amazonas atendeu o 11º município afetado pela cheia dos rios neste ano. Em Eirunepé, na calha do Rio Juruá, 12.246 pessoas foram atingidas pela subida das águas, o equivalente a 3 mil famílias, em 10 comunidades, aponta levantamento da Defesa Civil. Na oportunidade, foram entregues kits de ajuda humanitária, além de 6 purificadores comunitários de água.
Nessa ação, o governador em exercício e secretário-chefe da Casa Civil, Carlos Almeida, foi acompanhado de uma comitiva de oito deputados estaduais. No grupo, estiveram o presidente da Assembleia (ALE-AM), Josué Neto; a vice-presidente Alessandra Campelo; a líder do Governo na Casa legislativa, Joana Darc; além dos deputados Belarmino Lins; Dr. Gomes, Fausto Júnior; Roberto Cidade; e Carlos Bessa.
Ao todo, foram distribuídas 2.602 cestas básicas, 6.123 kits higiene, 1.531 kits com redes, lençóis e mosquiteiros, 1.531 kits limpeza, 153 colchões, 153 jogos de cama, 153 travesseiros e 6 purificadores Salta-Z. A tecnologia do purificador foi desenvolvida pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), são mais baratos e cada um pode atender até mil pessoas por dia com água potável.
Planejamento – Carlos Almeida ressaltou que as ações durante a cheia desse ano começaram a ser planejadas ainda em janeiro. “O município precisou e o governador Wilson Lima atendeu de imediato. São mais de 100 toneladas em produtos e equipamentos que trouxemos para combater os efeitos da cheia aqui em Eirunepé”.
O governador em exercício destacou ainda a presença dos deputados, que abraçaram uma causa nobre, a ajuda humanitária do Estado que atenderá 15 municípios na fase inicial da Operação Cheia 2019, da Defesa Civil.
O secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, tenente-coronel Bombeiro Militar, Francisco Máximo, informa que, na segunda etapa da Operação, os kits serão entregues às famílias de localidades de 31 municípios. Para essas pessoas, a ajuda garante alimentação e insumos básicos para esse período crítico do ano.
Deputados acompanham ação – O presidente da Assembleia, Josué Neto, destacou o trabalho do Governo, de levar ajuda às famílias nesse momento de dificuldades, durante a cheia e vazante dos rios. “Esse é uma ajuda de humanidade, que beneficiará as famílias mais necessitadas do município”.
Além dos kits de alimentos, produtos de higiene, colchões, redes, entre outros, o Governo tem instalados purificadores de água comunitários, o Salta-Z, desenvolvidos pela Funasa. Em Eirunepé, seis unidades foram entregues. Eles atenderão comunidades rurais, como da Vila Gomes.

 
Na inauguração do purificador na Vila Gomes, na tarde dessa quinta-feira (06/06), o prefeito Raylan Barroso destacou a importância do investimento do Governo para melhorar a qualidade de vida das áreas sem água encanada. “Esse é um investimento que fica, e vamos levar o purificador para outras tantas comunidades”, destacou o prefeito.