Felipe Souza homenageia Professora Inali Ribeiro com Medalha do Mérito Educacional

Por indicação do deputado estadual Felipe Souza (Patriota), a professora aposentada Inali Ribeiro Carneiro recebeu, nesta quarta-feira (16), a Medalha do Mérito Legislativo Educacional Professora Ignês de Vasconcellos Dias. A honraria foi concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) a 34 profissionais da Educação que contribuíram de forma relevante para a área.

Para Felipe Souza, a professora Inali Ribeiro é um exemplo a ser seguido e merece o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em Urucará e em Manaus.  “Ela é uma dessas pessoas batalhadoras, vocacionadas para o magistério. Sua dedicação ao ensino, com toda certeza, ficou marcada na vida de muitos estudantes. Ter começado sua carreira em Urucará, ainda tão jovem, ensinando crianças primárias, demonstra um forte comprometimento que sempre foi à marca de sua trajetória”, afirmou o deputado.

Na cerimônia de entrega da medalha, Felipe Souza foi representado pelo deputado Fausto Junior (PV).

 

Biografia:

 

Inali Ribeiro Carneiro nasceu em Manaus no dia 19 de fevereiro de 1950, no bairro do São Geraldo, antigo Seringal Mirim, e se formou no Pedagógico (equivalente ao Ensino Médio Atual) como Professora Primária pelo Instituto de Educação do Amazonas no ano de 1970 e graduou-se em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Sua atividade como professora iniciou no ano de 1971, na cidade de Urucará, onde atuou por dois anos. Lá ela participou de um projeto do então Secretário da Educação, Cabral, e durante a gestão do então prefeito de Urucará, Pedro Falabela. Ela lecionou para crianças da 3ª série do antigo Primário, quando passava suas tardes ociosas com seus alunos aos pés das árvores ensinando e cantando a tabuada. Também se orgulha por ser a fundadora do time de futebol Pioneiros, existente até hoje.

Em 1972, começou a lecionar Língua Inglesa no Sólon de Lucena, onde ficou por dois anos. Em 1974, ingressou na Secretaria de Educação do Estado, por meio de concurso público, para lecionar Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Começou esta nova fase lecionando Língua portuguesa e inglesa no Colégio Aparecida, onde ficou lotada até 1980.

A professora Inali se aposentou no ano de 1996 pela Seduc, dando também sua contribuição em escolas particulares tradicionais de nossa cidade.

Seu trabalho também ficou reconhecido na zona Norte da capital, com a fundação da sua escola de ensino infantil e fundamental com preços acessíveis pra pessoas de baixa renda que — naquele tempo — não conseguiam vagas em escolas públicas. Sua escola, chamada Escola Árvore da Vida, no bairro da Cidade Nova, funcionou de 1993 a 2004. Foi então neste ano que a professora Inali deu por encerrada sua contribuição direta para a educação no Amazonas.