Felipe Souza apresenta projeto do Polo Tecnológico ao secretário da Seplancti

O deputado Felipe Souza (Patriota) recebeu em seu gabinete, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o secretário de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Jório de Albuquerque Veiga Filho, para entregar o projeto do Polo Tecnológico de Manaus. Na ocasião, também participaram da reunião os consultores técnicos do Polo Tecnológico, professor Leonardo Costa e Hilton Eduardo (Inovameta), que, juntamente com o deputado, fizeram uma apresentação detalhada do Projeto.

Na apresentação, foi informado que há outros polos tecnológicos espalhados pelo país, conhecidos como Vale do Silício brasileiro, termo comumente aplicado às regiões no Brasil que se destacam pela inovação tecnológica, uma analogia ao Vale do Silício, localizado na Califórnia, nos Estados Unidos. Entre elas, o Porto Digital, no Recife; o Parque Tecnológico da UFRJ, Rio de Janeiro; San Pedro Valley, em Belo Horizonte; Parque Científico e Tecnológico da PUC/RS (Tecnopuc), em Porto Alegre; e o Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP) e Santa Catarina.

Somente o Parque tecnológico do Estado de Santa Catarina tem um faturamento anual de R$ 15,5 bilhões, com 12,3 mil empresas, com receita média de R$ 1,255 milhão, com mais de 16 mil empreendedores e aproximadamente 47 mil empregos diretos.

O secretário Jório Veiga disse que o projeto do Polo Tecnológico é bem-vindo, sobretudo porque representa uma nova alternativa na economia do Estado do Amazonas e que deverá gerar emprego e renda na capital e no interior. Ele garantiu ao deputado e aos consultores apoio técnico ao Projeto por parte da Seplancti e disse que o Governador Wilson Lima (PSC) está bastante otimista nesse novo modelo para a economia amazonense.

 

Parque Tecnológico

 

Segundo Felipe Souza, a ideia inicial é que o Polo Tecnológico seja instalado no Porto de Manaus, que recentemente foi devolvido para o Estado do Amazonas pelo Governo Federal, depois de mais de 20 anos arrendado. A expectativa é que, depois do polo consolidado, gerando emprego e renda, bem como aquecendo o comércio e o turismo no centro de Manaus, partir para as próximas fases do projeto, que visam à criação do Parque Tecnológico, possivelmente no município de Iranduba (AM), local onde seria a Cidade Universitária. “Estou muito entusiasmado no crescimento do projeto e nas novas adesões. E, em breve, estaremos fazendo uma apresentação do projeto na Suframa em data a ser definida”, concluiu o deputado.