Escola Júlio César Passos participa do Conhecendo o Legislativo

Com 53 alunos do 3º e do 4º ano do Ensino Fundamental I, a Escola Municipal Professor Júlio César Moraes Passos, localizada na comunidade Riacho Doce do bairro Cidade Nova, na Zona Norte de Manaus, participou do programa Conhecendo o Legislativo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na tarde desta quarta-feira (6). Eles assistiram a uma palestra sobre educação, cidadania e política, e conheceram as instalações do complexo arquitetônico do Parlamento Estadual.

A professora Kathlen dos Santos Farias, que acompanhou os estudantes, avaliou como bem importante a visita deles ao Poder Legislativo. “As crianças precisam, desde cedo, ir se percebendo como cidadãos e parte ativa da cidade. Eles precisam entender que também são políticos, e que cada decisão que é tomada aqui dentro dessa Casa acaba reverberando nas suas vidas”, disse a educadora. Segundo Kathleen, a atividade vivenciada pelos alunos na Aleam será estendida em forma de debates em sala de aula.

Feliz com a dinâmica extraclasse, a estudante do 4º ano, Julyana Fernandes de Souza, de 10 anos, afirmou que a vinda à Aleam foi um rico momento de aprendizado e de integração com os colegas. “Foi tudo muito legal, inclusive aprender sobre o valor das leis”, disse a menina, se referindo à palestra ministrada pela pedagoga Paloma Chaves Cavalcante, gerente Didático-Pedagógica da Escola do Legislativo Senador José Lindoso. O também aluno do 4º ano, Heitor Souza Rodrigues, 9 anos, se disse encantado com o tamanho da Casa do Povo e a hospitalidade dos servidores. “É muito grande e as pessoas são muito receptivas”, declarou.

Ao fazer menção aos alunos da Escola Júlio César Passos, a gerente Paloma Chaves enfatizou que a questão do letramento político não deve se limitar somente aos jovens e adolescentes. “Pelo contrário, os fundamentos têm que ser trabalhados a partir da fase de criança e, possivelmente, até da educação infantil”, comentou.

O programa Conhecendo o Legislativo proporciona a alunos a oportunidade de conhecer as dependências da Aleam e assistir palestras de educação cidadã, acompanhados por pedagogos do quadro de servidores do Legislativo. A iniciativa é executada pela Gerência de Educação Cidadã da Escola do Legislativo e existe desde 2008. É desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus).