Empresário Francisco Dantas nega denúncias em reunião com deputados

Em reunião realizada no final da tarde de quarta-feira (11), a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), com a presença de 15 deputados, ouviu o empresário Francisco Dantas, dono da Dantas Transportes, sobre possíveis irregularidades no serviço de transporte escolar do Estado. O empresário, no entanto, negou as denúncias que havia feito ao Ministério Público de Contas (MPC).

Questionado pelos deputados, em quase duas horas de reunião, na sala da presidência, o empresário negou a existência de mensalinho ou de pagamento de propina envolvendo políticos e agentes públicos nos contratos firmados com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o que motivou os deputados a convocar o empresário para explicar o que havia declarado.

Perguntado sobre possíveis favores prestados, Francisco Dantas negou e sequer citou nomes. Mas não conseguiu esclarecer questões como a contratação e pagamento dos monitores que acompanham os alunos no transporte para as escolas de 23 municípios em que a sua empresa presta serviços.

Ele afirmou ainda que não sofreu pressão ou influência de quem quer que seja e afirmou que está à disposição para colaborar com informações.

De acordo com a deputada Therezinha Ruiz, ficou decidido, em consenso com os demais deputados presentes à reunião, que será solicitado da Seduc, a comprovação dos valores pagos em contratos com a Dantas Transportes, bem como o valor retido das parcelas de julho, agosto e setembro. “Cumprimos com o papel de averiguar as declarações do empresário Francisco Dantas para que os fatos fossem esclarecidos  sobre possíveis  irregularidades no serviço de transporte escolar, diante da suspeita de envolvimento de agentes públicos em irregularidades”, declarou a deputada.

Therezinha disse ainda que a Comissão de Educação continuará acompanhando o desenrolar da investigação na Justiça até que os fatos sejam efetivamente elucidados para toda a sociedade.