Condutores de ambulâncias reúnem-se com Wilker Barreto e pedem valorização da categoria

A Coligação “Juntos Podemos Mais”, que tem Amazonino Mendes (PODEMOS) como candidato a prefeito, recebeu nesta segunda-feira (26/10) propostas dos condutores de ambulâncias que atuam em Manaus. Eles pedem a valorização da categoria e melhores condições de trabalho.

A categoria conta com 5,2 mil profissionais, responsáveis pela condução de pacientes na rede pública municipal de saúde.

O candidato a vice pela coligação, deputado estadual Wilker Barreto (PODEMOS), recebeu as propostas e ressaltou a importância do serviço que executam, “de suma relevância para o funcionamento da saúde pública”, afirmou. Barreto disse que ele e Amazonino, caso eleitos, farão as correções necessárias ao exercício da atividade e os investimentos que garantam melhor estrutura de trabalho.

Atualmente, segundo o presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulância do Amazonas (Sindiconam-AM), Manoel Araújo, os profissionais são contratados para cumprir dez plantões, mas atuam com uma carga horária de 13, com o valor de R$ 984, sem reajuste, e com desconto sobre a Previdência. Além disso, não têm plano de saúde e nem avaliação médica periódica.

“A nossa luta é pela valorização do profissional, que sofre com o descaso e esquecimento do poder público. Estamos em total abandono – salários defasados, falta de acompanhamento médico e cargas excessivas de trabalho. Pedimos que nosso trabalho seja reconhecido e que se tenha ambulâncias novas e revisões preventivas para que possamos trabalhar de forma digna”, disse o presidente.

Realizações
Na última administração como prefeito, Amazonino Mendes reestruturou o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com reforma e ampliação de 11 bases descentralizadas e renovação da frota de ambulâncias, que aumentou de 11 para 40. Implantou os serviços de motolâncias (05) e ambulanchas (10). E o SOS Vida, para transportar pacientes com comorbidades e sem condições socioeconômicas para se deslocar para fazer hemodiálise, fisioterapia, consultas e quimioterapia.

No último governo, no mandato suplementar, foram compradas 110 ambulâncias, para todos os municípios, de suporte básico e de suporte avançado, com UTI móvel.

Redes Sociais
Para acompanhar o candidato Amazonino Mendes nas redes sociais, é só acessar: no Twitter (AmazoninoAM); no Facebook (AmazoninoAMendes); Instagram (amazoninomendes), YouTube (AmazoninoMendes) e pelo “Zap do Negão” (https://bit.ly/35DVMHM   – 92.99304-1919).