Amazonino vai retomar projeto das Casonas de Saúde, para ampliar atendimento na atenção básica

Em encontro com os candidatos a vereadores do Cidadania, partido que faz parte da coligação que o apoia, o candidato a prefeito Amazonino Mendes (PODEMOS) disse que, se eleito, vai reformular e expandir a rede de atenção básica de saúde, que passará a contar, também, com modernos laboratórios de análises clínicas. A reunião, por videoconferência, foi realizada na noite desta quarta-feira (14/10), seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19.

Durante a reunião, Amazonino lamentou a situação vivida por Manaus durante o pico da pandemia. E ressaltou que, se for eleito prefeito, vai retomar o projeto de construção das Casonas de Saúde, unidades básicas com espaço ampliado, e de laboratórios, para expandir a rede pública de saúde, em pontos estratégicos da capital.
“Manaus tinha tudo para ter a melhor saúde urbana do Brasil. Mas a situação ficou caótica. Todos acompanharam. Quero dizer, portanto, que vou concluir o projeto que iniciei na última administração como prefeito, de construção das Casonas da Saúde, de forma georreferenciada, instaladas em locais sem assistência médica, exatamente para evitar que um morador se deslocasse para outra zona da cidade em busca de atendimento”, ressaltou Amazonino.

Segundo ele, não se pode fazer Medicina, sobretudo de saúde pública, sem o uso permanente dos laboratórios. “Mas que façam exames com rapidez, confiabilidade, eficácia e eficiência. Hoje, o resultado pode ser on-line e por telefone. Cheguei a fazer quatro laboratórios, em cada ponto cardeal, vinculado às casas de saúde. Vou fazer mais”, afirmou.

Na sua última gestão à frente da Prefeitura, foram implantadas 50 Unidades Básicas de Saúde no formato ampliado, popularmente conhecidas como Casonas da Saúde. Foram também instalados quatro laboratórios com capacidade para realização de 1,2 milhão de exames ao mês, e que, de acordo com ele, também serão expandidos.

Papo aberto
Durante quase duas horas de reunião virtual, realizada nesse formato de forma a seguir as recomendações das autoridades de saúde para prevenção à Covid-19, Amazonino ouviu as sugestões dos candidatos a vereadores para melhorar a cidade de Manaus.
“Todos mostraram maturidade política, preocupação efetiva com o bem-estar da população, perspectiva futura e visão da nossa capital. São ideias fantásticas para o andamento da gestão e melhoria do bem-estar do nosso povo”, disse o ex-governador.

Para o presidente estadual do Cidadania, Elcy Barroso, a candidatura de Amazonino Mendes representa o retorno de grandes obras para a população manauara. “Amazonino representa a esperança retornando ao povo. Manaus volta a ser um canteiro de obras de fato. O avanço sendo trazido pela experiência. Para todos nós manauaras, é o momento de união em torno da candidatura de quem já fez muito e pode fazer muito mais”, analisou Elcy.

Redes sociais
Amazonino Mendes concorre à Prefeitura de Manaus em chapa puro sangue, tendo como vice o presidente estadual do PODEMOS, deputado Wilker Barreto.
Para acompanhar o candidato nas redes sociais é só acessar: no Twitter (AmazoninoAM); no Facebook (AmazoninoAMendes); Instagram (amazoninomendes), YouTube (AmazoninoMendes) e pelo “Zap do Negão” (https://bit.ly/35DVMHM – 92.99304-1919).