Eduardo debate com ministro da Infraestrutura a liberação do aeródromo de Itacoatiara e a conclusão de aeroportos do interior

Brasília  – O senador Eduardo Braga (MDB/AM) reivindicou, nesta quarta-feira (05/06), do ministro Tarcísio Freitas, da Infraestrutura, e de sua equipe a liberação do aeródromo de Itacoatiara e a sua modernização, além da conclusão dos aeroportos de Eirunepé, Coari, Maués, São Gabriel da Cachoeira, Lábrea, Manicoré, Nova Olinda do Norte, entre outros municípios.

“Nós queremos ajudar o Amazonas a vencer os seus desafios. E a infraestrutura aeroportuária é muito importante para aviação regional”, disse o senador logo após a reunião no ministério.

Eduardo informou que avançam as negociações para que o aeródromo de Itacoatiara seja administrado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

“E, numa parceria com a Secretaria de Infraestrutura do Estado do Amazonas, vamos articular um projeto para que o aeródromo do município seja uma opção para as aeronaves que não puderem pousar no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM)”, acrescentou. Atualmente, as alternativas são as cidades de Santarém (PA) e Boa Vista (RR).

O parlamentar tem se dedicado pessoalmente para que as operações do aeródromo de Itacoatiara sejam retomadas. Em setembro de 2018, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu pela interdição do local. Segundo o documento emitido na época pela reguladora, a má conservação da pista impedia a chegada e a partida de aeronaves.

O senador solicitou, ainda, ao ministro a conclusão dos aeroportos do interior amazonense. Alguns deles, como os de Eirunepé, São Gabriel da Cachoeira e Coari, contam com pista para pousos e decolagens, mas ainda carecem de terminais de passageiros. “Essas obras já contam com projetos”, disse.