Deputados discutem regulamentação da Rede de Vizinhos Protegidos

A regulamentação do programa Rede de Vizinhos Protegidos (RVP), que atua nos conjuntos residenciais Jardim de Versalles, Belvedere e Flamanal, no bairro Planalto, Zona Centro-Oeste de Manaus, foi o principal encaminhamento da Audiência Pública realizada nesta segunda-feira (12) pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), em conjunto com o deputado Fausto Júnior (PV), atendendo reivindicação dos moradores que confirmam a melhoria da segurança, com a presença de policiamento na área.

Na abertura da Audiência, Therezinha Ruiz relatou as visitas realizadas nos conjuntos, ouvindo os moradores sobre a importância da RVP criado em 2015, que vem ajudando a diminuir os casos de furto e de assalto, pela interatividade direta dos policiais com os comunitários, nas ações de prevenção e de combate à criminalidade, mas que precisa ser efetivada.

“Vamos nos empenhar para regulamentar o programa e sensibilizar as autoridades policiais sobre a necessidade de ampliar o efetivo da Rede que atende os moradores da área, onde opera a 17ª Companhia Interativa Comunitária”, afirmou a deputada.

Nesse sentido, o deputado Fausto Junior sugeriu a elaboração de um Projeto de Lei para regulamentar a RVP e expandir o programa. Ele solicitou ainda o engajamento das igrejas e das escolas da área dos conjuntos, que possuem cerca de15 mil famílias.

De acordo com o representante comunitário do Jardim de Versalles, Delson Vieiralves, a implantação da RVP aproximou os moradores, que hoje se comunicam sobre qualquer movimento suspeito em qualquer uma das residências e contam com o apoio imediato da Polícia, evitando a ocorrência de crimes.

“O projeto é tão eficiente que chamou a atenção de autoridades japonesas interessadas na experiência”, frisou Vieiralves, defendendo a inclusão de mais quatro policiais na RVP.

Por meio do aplicativo Whatsapp, moradores e policiais se comunicam  de forma ágil e direta sobre qualquer situação suspeita  nos  conjuntos.  E para que o programa funcione de forma eficaz, os comunitários realizam reuniões periódicas com os policiais.

Representando a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o coronel PM Hermes Silva Macedo disse que em breve será apresentado o portfolio da secretaria com a inclusão da RVP. Ele se comprometeu em sensibilizar o secretário Louismar Bonates sobre a necessidade de ampliar o programa pela sua eficiência na prevenção e combate à criminalidade.

Conhecido e respeitado pelos moradores, pela sua atuação na RVP, o major PM Délio da Silva Corrêa, da 17ª Cicom, reafirmou a importância do programa e a diminuição dos índices de criminalidade na área, mas admitiu que há dificuldades para aumentar o efetivo. “Falta material humano, mas trabalhamos para que a Rede permaneça viva e esperamos que as reivindicações dos moradores sejam atendidas”, destacou.