Deputados comemoram resultado da campanha “Novembro Azul”, na Aleam

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da diretoria de Saúde, trabalhou durante todo o mês de novembro, em ações voltadas a campanha do ´Novembro Azul’. No total, 70 homens foram atendidos e realizaram exames de sangue, próstata, passaram por consultas médicas e assistiram a palestras.

A campanha dedicada à informação e conscientização da importância da prevenção e diagnostico precoce do câncer de próstata, foi direcionada a servidores, dependentes e colaboradores, sendo determinação do presidente da Aleam, Josué Neto. “Precisamos acabar com o preconceito que pode colocar em risco a vida de milhares de pessoas”, ressaltou Josué Neto.

O diretor de Saúde da Aleam, médico Arnoldo Andrade, avaliou positivamente o resultado alcançado, tanto pelo engajamento dos servidores quanto pelas atividades realizadas, que ocorrem dentro do planejamento elaborado pela equipe de trabalho da diretoria.

“Em relação aos exames médicos e consultas, contamos com a participação de 70 homens, entre servidores ativos, inativos e dependentes”, informou, explicando que os exames foram custeados pelos próprios servidores, com a possibilidade de pagamento em até duas parcelas, descontadas no contracheque.

Andrade afirmou que o principal objetivo foi orientar os servidores sobre como combater o câncer de próstata, além de facilitar o acesso aos exames de detecção precoce da doença. “Ao longo dos anos temos utilizado o ‘Novembro Azul’ para amplificar essa busca pela saúde do homem”, disse, destacando ainda o aspecto cultural de que os homens, em comparação com o público feminino, realizam menos exames preventivos. “Os homens, tradicionalmente, só buscam atendimento médico quando sentem algum desconforto, alguma dor, o que pode ser tarde demais”, afirmou.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é a doença de maior incidência entre os homens do Amazonas. A previsão é de, apenas no ano de 2019, sejam diagnosticados 580 novos casos no Estado. Essa estimativa supera a previsão de casos de câncer de mama em mulheres no Amazonas.

Ações da Campanha

O diretor lembrou que nos dias 5 e 6 de novembro foram realizados, no Centro Médico da Aleam, os exames de PSA e Testosterona, USG Abdominal e Próstata. No dia 8, aconteceram as Palestras com os médicos Dr. Flávio Antunes de Souza, que falou sobre disfunção erétil; e Dr. Giuseppe Figlioulo, que levou informações sobre hiperplasia prostática benigna (HPB) e câncer de próstata. As palestras foram realizadas no Miniplenário Cônego Azevedo. Finalizando o mês, no último dia 29 foram feitas as consultas ambulatoriais, também no Centro Médico da Aleam, com os médicos urologistas disponibilizados pela Clínica Uroclin, parceira nesta campanha.