Comissão avalia projetos inscritos ao prêmio “Professor Inovador”

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), realizou hoje (18) mais uma reunião com a comissão de avaliadores dos projetos que concorrerão ao prêmio “Professor Inovador”. Dos 140 projetos inscritos, os autores selecionados receberão o prêmio em sessão solene no próximo dia 23, às 14h, no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O prêmio “Professor Inovador” faz parte da programação da Semana Estadual de Valorização do Educador, que acontecerá de 16 a 23 deste mês, ressaltando o Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro. O objetivo é incentivar as práticas inovadoras bem-sucedidas aplicadas nas escolas, que auxiliam na elevação do nível de aprendizagem dos alunos.

“A comissão de avaliadores é formada por representantes de instituições de ensino, com a tarefa de examinar os projetos apresentados por professores, que atestem as boas práticas desenvolvidas com êxito nas escolas da rede estadual”, explica a professora Geanne Valente, coordenadora da Comissão de Educação.

O concurso premiará projetos nas categorias de educação infantil, ensino fundamental I e II, ensino médio, educação especial, educação tecnológica e educação indígena.  Os trabalhos selecionados nos três primeiros lugares, receberão prêmios em dinheiro.

De acordo com a deputada Therezinha Ruiz, o prêmio “Professor Inovador” é uma forma de estimular as experiências inovadoras bem-sucedidas aplicadas nas escolas, com  participação familiar e da comunidade, que ajudam a  elevar o nível de aprendizagem dos alunos, a redução da repetência e da evasão escolar. “Precisamos valorizar as boas iniciativas e dar visibilidade ao esforço empreendido pelos professores, fomentando a sua participação na construção do conhecimento de forma efetiva, em benefício de toda a comunidade escolar”, ressalta a deputada.

A Comissão de Educação reuniu os projetos apresentados por professores nos concursos do período de 2015 e 2017 e prepara a publicação em um livro que deverá ser lançado durante a Semana de Valorização do Educador.