Comissão apresenta documentário alusivo ao Dezembro Vermelho

O mês de dezembro, alusivo à campanha mundial de combate à Aids, terá uma programação especial na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Nesta quinta-feira (05), a partir das 9h30, no auditório Senador João Bosco na Escola do Legislativo, a Comissão da Mulher, da Família e do Idoso apresenta o documentário “HIV: deu positivo”. A iniciativa tem apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Susam).

O evento tem como público alvo servidores da Assembleia, além de estudantes da rede pública e convidados externos. A atividade também terá a participação de instituições com a Coordenação Estadual de Saúde da Mulher da Susam, Gerência de Diversidade de Gênero da Sejusc, Manifesta LGBTI – CasaMiga Acolhimento, Fórum Amazonas de OSC/Aids, Coordenação Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis/Aids, AACH/Casa Vhida e Casa de Acolhida Frei Mário Monacelli.

 

Sobre o documentário

 

Produzido por Jusciane Matos, da TV Justiça, o documentário “HIV: deu positivo” é uma obra de Marcelo Ottoni Braga, Thiago Lacerda e Leo Cândido. Traz vários depoimentos sobre a doença, incluindo o primeiro caso registrado de Aids, no Brasil, em 1982. Na época, a doença era atribuída a homossexuais e profissionais do sexo. O documentário mostra que muitas pessoas morreram até serem desenvolvidos medicamentos de controle da doença.

Hoje, quem mantém o tratamento corretamente é incapaz de passar o vírus. Apesar da evolução, há falta de informação, principalmente pelos jovens, justamente os que não viveram na época em que a Aids assustava. Um levantamento completo sobre essa história é o que o público verá no documentário a ser apresentado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).