Assembleia divulga programação especial da campanha Setembro Amarelo

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, vai promover quatro palestras voltadas para o combate ao suicídio nos próximos dias 16, 17, 18 e 19 deste mês. A ação faz parte da programação especial desenvolvida pela Escola do Legislativo em atenção à Campanha Nacional do Setembro Amarelo, que visa prevenir e combater o suicídio no Brasil.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas, indicando que a prevenção, por meio da informação e do diálogo, é fundamental para combater essa realidade. Atualmente, 32 brasileiros se suicidam diariamente.

Segundo o diretor da Escola do Legislativo, João Paulo Jacob, é necessário entender e dialogar sobre esse mal silencioso que infelizmente tem causado vítimas na sociedade. “A missão da Escola do Legislativo e a orientação da atual gestão é disponibilizarmos a estrutura da Escola, desde os servidores capacitados na área até o nosso espaço físico, para promovermos encontros e cursos que debatam a valorização da vida e a melhor forma de trabalharmos a prevenção ao suicídio. Essa é a missão mais nobre de uma escola: transformar a realidade por meio da educação”.

Para isso, o programa “Educando pela Cultura”, coordenado pela Escola e gerenciado pela servidora Jacy Braga, vai promover quatro palestras que seguem o tema de valorização da vida. “É preciso aprender a ouvir, a compreender e a respeitar os medos, os conflitos e os problemas do outro. Só assim poderemos ajudá-lo. Pensando nessas necessidades, desenvolvemos uma programação que inclui rodas de conversa e palestras sobre a prevenção ao suicídio, passando por temas como a segurança pública, jovens em conflito com a lei e escuta qualificada”.

 

Sinais de alerta

 

Isolamento, perda de interesse por atividades das quais praticava, descuido com a aparência, piora no desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer”, podem indicar necessidade de ajuda.

É preciso lembrar e divulgar que qualquer pessoa que estiver passando por situação semelhante pode ligar para o telefone 188 e conversar com profissionais capacitados, que fazem parte da ONG CVV (Como Vai Você). Todas as formas de acesso podem ser conferidas no site www.cvv.org.br, onde também é possível se informar sobre o Posto CVV mais próximo.

 

Programação

 

As inscrições para as palestras podem ser feitas pelo e-mail ger.treinamento@gmail.com ou pelo telefone 3183-4393. Os interessados também podem se inscrever antes da abertura das palestras, que serão realizadas na Escola do Legislativo. Todas são abertas ao público.

 

Dia 16 de setembro:

Roda de Conversa. Tema: valorização da vida e prevenção ao suicídio. Público Alvo: mulheres e idosos inativos da Aleam, e demais interessados.

 

Dia 17 de setembro:

Palestra Segurança Pública. Tema: valorização da vida e prevenção ao suicídio. Público Alvo: servidores da Polícia Civil, Polícia Militar, Exército Brasileiro, e demais interessados.

 

Dia 18 de setembro:

Palestra Jovens em Conflito com a lei. Tema: valorização da vida e prevenção ao suicídio. Palestrante Adriana Penha, da Sejusc.

 

Dia 19 de setembro:

Curso de Escuta Qualificada. Tema: como ouvir a pessoa com ideação suicida; o que falar e como agir. Público Alvo: 8º Cicom, CBM-AM, PM-AM, e demais interessados.