Após denúncia de Alessandra Campêlo, maternidade não será fechada

Após denúncia da deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB), o prefeito Artur Neto (PSDB) desistiu de fechar a maternidade Moura Tapajóz, no bairro da Compensa, Zona Oeste de Manaus. Na terça-feira (6), a presidente da Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) levou à tribuna a denúncia sobre o provável fechamento da unidade.

Na avaliação de Alessandra, o fechamento da Moura Tapajóz pressionaria ainda mais a rede estadual. A parlamentar sugeriu para  o prefeito o aluguel de um prédio, de modo que o atendimento às grávidas não fosse paralisado. Ela destacou que uma das tarefas da Comissão da Mulher é justamente denunciar os problemas no atendimento de saúde voltado para as mulheres.

“Soube hoje que o prefeito mudou de ideia e disse que vai manter o atendimento na Moura Tapajóz, então denúncia que chegou à Comissão da Mulher procedia. Nosso mandato está atento às demandas das mulheres desde 2015 e continuaremos trabalhando a favor dessa causa”, disse a deputada.

A vice-presidente da Assembleia aproveitou para cutucar Artur sobre a promessa de transformar a Moura Tapajóz num Hospital da Mulher. A deputada lembrou o que ela considera uma “lenda urbana” na gestão do prefeito, que são as mais de 100 creches prometidas durante a campanha eleitoral.

“Estou torcendo para que o Hospital Municipal da Mulher se torne realidade, mas tomara que não vire uma lenda urbana como é a história das mais de 100 creches prometidas em recente campanha eleitoral”, ironizou Alessandra.

 

Versão oficial

 

A Prefeitura de Manaus distribuiu nota à imprensa confirmando a proposta de reforma da maternidade da Compensa, mas que “com o compromisso de zelar pelo bem estar e sabendo da necessidade de atendimento para as mulheres que da maternidade dependem, considerando que é a única unidade pública especializada nesse tipo de serviço daquela área da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estuda alternativas para manter o atendimento de todas as mulheres, sem qualquer prejuízo”.