Aleam homenageia pais servidores e lança Catálogo de Cursos para o 2º semestre

Em manhã movimentada, o presidente Josué Neto (PSD) abriu as atividades da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta terça-feira (13), com o lançamento do Catálogo de Cursos para o 2º semestre de 2019, da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, dirigiu a Reunião Ordinária no Plenário Ruy Araújo e comandou uma homenagem especial aos pais servidores do Legislativo, no auditório Belarmino Lins. Houve ainda no plenário uma Sessão Especial pelo dia do Economista.

Abrindo os pronunciamentos da tribuna, o deputado Dermilson Chagas (PP) fez um apelo ao secretário da Educação (Seduc), Luiz Castro, no sentido de ordenar o pagamento dos pequenos agricultores que fornecem alimentos para o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), os quais, segundo ele, estão passando dificuldades para produzir sem o dinheiro das vendas fornecidas para a secretaria.

Comentando a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de suspender as apurações da Receita Federal (RF) sobre as declarações de Imposto de Renda (IR) de 133 contribuintes, entre eles parentes de ministros do tribunal, além do afastamento temporário de dois auditores fiscais que trabalhavam no processo, o deputado Serafim Corrêa (PSB) declarou sua solidariedade aos colegas, pois o parlamentar também é auditor da Receita Federal. Os 14 anos sem o líder Miguel Arraes e 5 anos sem Eduardo Campos, também foram lembrados por ele.

O líder do PT, Sinésio Campos, voltou a defender a exploração do potássio no Médio Amazonas, tendo em conta que hoje o Brasil é um grande produtor de grãos, cujo principal fertilizante é justamente o potássio. Álvaro Campelo (Progressistas) comentou a fiscalização dos órgãos de defesa do consumidor à empresa Amazonas Energia, com a participação da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC/Aleam), onde foi constatado o descumprimento da Lei da Fila, bem como a falta de registro do horário de atendimento aos clientes.

Colaborando com as informações do depurado Álvaro Campelo, a respeito do pagamento do 13º dos professores com recursos do Fundeb, a líder do governo deputada Joana Darc (PR) disse que o secretário de Fazenda Alex Del Giglio deu garantias do cumprimento e que a Sefaz está conseguindo reaver recursos que estavam travados, para pagar o 13º de todos os servidores. Em comunicado de liderança, a líder refutou críticas do oposicionista Dermilson Chagas, afirmando que o problema na saúde é de muitos governos, não do governo atual.

Ainda no Plenário Ruy Araújo foi realizada a Sessão Especial em homenagem ao Dia do Economista, atendendo proposição do deputado Serafim Corrêa, que é economista de formação. Foram homenageados com diplomas representantes de entidades e profissionais da área. Durante a Sessão Plenária, o presidente Josué Neto, também economista de formação, parabenizou os economistas nas pessoas dos deputados Serafim e Abdala Fraxe (Podemos).