Aleam homenageia os 50 anos de atuação do Serviço Geológico do Brasil

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) homenageou, na tarde desta quinta-feira (8), o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), pelos seus 50 anos de criação, a serem completados no dia 15 de agosto. A comemoração aconteceu durante Sessão Especial de autoria da 1ª vice-presidente da Casa, deputada Alessandra Campêlo (MDB), e foi marcada por discursos, entrega de placas e certificados de honra ao mérito.

De acordo com a deputada Alessandra Campêlo, celebrar meio século de existência da CPRM é também dar visibilidade à empresa pública federal que é vinculada ao Ministério das Minas e Energia, sobretudo aos seus funcionários. “A CPRM hoje tem uma expertise, é um centro de excelência, de estudiosos, com praticamente um terço dos profissionais especializados com título de mestrado ou doutorado”, disse Alessandra.

A deputada destacou que, em sendo centro de excelência, a empresa tem plenas condições de apontar caminhos e alternativas de desenvolvimento para o Brasil e, em especial, para região Amazônica. Para Alessandra, a CPRM precisa ser vista pelos poderes legislativos. “Não só aqui pela nossa Assembleia, mas pelo próprio Congresso Nacional e pela Presidência da República, que tem que dar o devido valor a este órgão”, ressaltou a emedebista.

O Superintendente do CPRM em Manaus, José Maria da Silva Maia, enumerou algumas das atividades desenvolvidas pela empresa na região, como trabalhar na descoberta de minerais e fazer o monitoramento dos rios, bem como disseminar conhecimento científico para a sociedade. “Há trinta anos fazemos o alerta das cheias e das vazantes das bacias dos rios, principalmente de Manaus, nos meses de março, abril e maio”, informou o superintendente. Segundo ele, o objetivo é verificar a propagação das águas para o ano, para alertar as autoridades sobre as medidas que devem ser tomadas, visando eliminar alguns riscos iminentes de desastres.

Sobre o trabalho voltado para a área mineral, José Maria observou que o Amazonas tem um potencial muito grande e vasto e que precisa de uma leitura melhor da sociedade e dos governantes, para que se tenha expansão econômica com sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. O superintendente disse ainda que a homenagem proposta pela deputada Alessandra Campêlo é motivo de honra para todos que fazem a CPRM. “Obrigado à deputada Alessandra Campêlo por estar reconhecendo com honra a atividade da empresa”, declarou.

O geólogo e ex-superintendente do CPRM, Marco Antonio de Oliveira, comentou que uma das ações mais importantes da empresa no Amazonas ao longo dos 50 anos de atuação, na área dos recursos minerais, foi a descoberta do depósito de nióbio dos Seis Lagos, no município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 km de Manaus). “Lá identificamos oitenta e um milhões de toneladas de nióbio que valem em torno de três trilhões de dólares”, afirmou Marco Antonio, que foi um dos homenageados na solenidade, com certificado de honra ao mérito.

Ao usar a tribuna, o presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Aleam, Sinésio Campos (PT), enalteceu os 50 anos de “bons serviços” prestados pela CPRM ao Amazonas e fez uma alerta ao governo federal. “Não se pode reduzir sequer um real dos serviços geológicos, nada, porque tudo que vier é pouco”, advertiu o parlamentar.

Durante a Sessão Especial foram agraciados com placas comemorativas o CPRM, que esteve representado pelo diretor de Infraestrutura Geocientífica, Fernando Pereira de Carvalho e a Superintendência Regional de Manaus do CPRM, representado pelo superintendente José Maria da Silva Maia.

 

Homenageados com certificados

 

  1. Giacomo Liberatório – Superintendente do Serviço Geológico do Brasil – CPRM/Unidade Manaus (1975-1977).
  2. Fernando Pereira de Carvalho – Superintendente do Serviço Geológico do Brasil – CPRM/Unidade Manaus (1981-2003). Atualmente Diretor de Infraestrutura Geocientífica da Empresa.
  3. Daniel Borges Nava – Superintendente do Serviço Geológico do Brasil – CPRM/Unidade Manaus (2003-2007).
  4. Marco Antonio de Oliveira – Superintendente do Serviço Geológico do Brasil – CPRM/Unidade Manaus (2007-2017).
  5. José Maria da Silva Maia – Superintendente do Serviço Geológico do Brasil – CPRM/Unidade Manaus.
  6. Maria Alice Ibañez Duarte – Assessora da Diretoria de Infraestrutura Geocientífica.
  7. Francisco Sandoval Brito Pereira – Servidor mais antigo da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (45 anos).
  8. Maria da Silva Perrone – Servidora mais antiga da Gerência de Administração e Finanças (47 anos).
  9. Nelson Joaquim Reis – Servidor mais antigo da Gerência de Geologia e Recursos Minerais (41 anos).
  10. Valdemilton da Fonseca Gusmão – Servidor mais antigo da Gerência de Infraestrutura Geocientífica (44 anos).
  11. Raimundo de Jesus Gato D’Atona – Geólogo aposentado.
  12. Miguel Martins de Sousa – Geólogo aposentado.
  13. Tania Regina Benevides de Miranda – Bibliotecária aposentada, que implantou a Rede Ametista de Bibliotecas da Empresa.