PF: cooperação técnica concede porte de arma para Guarda Municipal. O processo da assinatura do termo foi feita pelo prefeito David Almeida e a PF.
PF: cooperação técnica concede porte de arma para Guarda Municipal
O acordo de Cooperação Técnica (ACT) permite a concessão de porte de arma funcional para a Guarda Municipal, algo inédito para o serviço em Manaus, que já tem 72 anos.
A entrega do documento assinado pelo prefeito foi feita na sede da Polícia Federal, no bairro Dom Pedro, zona Oeste da cidade, pelo secretário de Segurança do município, Sérgio Fontes.
A assinatura do acordo permite a continuidade do processo de formação da nova Guarda Municipal.
Durante a entrega ao superintendente regional da Polícia Federal, Leandro Almada, Sérgio Fontes, falou sobre a importância do momento, principalmente para o povo, o maior beneficiado.
Sérgio Fontes disse que, atualmente, a Guarda Municipal não pode exercer na plenitude sua função, de dar segurança patrimonial, por causa da bandidagem, que está maior.
A criminalidade está melhor equipada, no tocante a armamento bélico, por isso a importância do acordo firmado entre a prefeitura de Manaus e a Polícia Federal.
O momento, para Fontes, é um marco não só na gestão municipal, mas principalmente na história da Guarda Municipal de Manaus.
Atualmente, a Guarda Municipal de Manaus é uma das poucas do país que não usa equipamento letal.
O armamento da Guarda foi uma das promessas de campanha do prefeito David Almeida, que agora está sendo cumprida.
O acordo com a Polícia Federal inclui, além da aulas de tiro, o teste psicotécnico, para que os guardas possam então, ter o direito de portar uma arma de fogo.
“Mais do que um simples armamento, esse acordo veio para mudar a forma como a Guarda Municipal é vista pela população, já que ela passa a atuar como um braço amigo”.
As palavras são do secretário Sérgio Fontes, que vê a organização a partir da assinatura desse acordo, como um reforço na segurança pública de Manaus, como um todo.
Fonte: Semseg