Na quinta-feira (10/10), a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu em flagrante um homem e uma mulher, de 55 e 56 anos, por deixarem de prestar assistência à pessoa idosa.
Condições de Abandono
De acordo com a delegada Juliana Tuma, que responde interinamente pela Delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa Idosa (DECCI), a equipe de investigação iniciou as apurações após uma denúncia do Ministério Público do Amazonas (MPAM). A denúncia indicava que os filhos da idosa impediam outros familiares de prestar assistência a ela, gerando preocupação em relação à saúde e ao bem-estar da vítima.
A equipe de investigação se deslocou rapidamente para o local. Ao chegar, encontraram a idosa em uma situação alarmante, sem acesso a alimentos e vivendo em um ambiente sujo.
Consequências Legais
Ambos estão à disposição da Justiça e podem enfrentar penalidades severas por suas ações. O caso destaca a importância de garantir a proteção e o cuidado de idosos, que muitas vezes estão vulneráveis e dependentes de outros.
O Ministério Público e a Polícia Civil trabalham em conjunto para assegurar que a legislação proteja as pessoas idosas em situação de vulnerabilidade.
Foto: Erlon Rodrigues